Pyka, o drone pulverizador autônomo

pyka

O protótipo Pyka tem três motores podendo levantar voo com até 200 kg de carga e provavelmente trocará o nome se for vendido no Brasil

A startup americana Pyka está desenvolvendo um novo tipo de drone para pulverização, fugindo do modelo com multimotores já conhecido no mercado, como o Agras da DJI.

O modelo Pyka Egret adota o formato de avião convencional para levar uma carga de até 200kg de produto, pulverizando 40 hectares por hora. A empresa alega que é a única no mundo com um drone comercial elétrico de grande porte aprovado.


Mais dados: O drone precisa de apenas 45 metros de pista para decolar com carga total, tem três motores elétricos de 20 mil Watts e velocidade máxima de 144 km/h. O voo é totalmente autônomo, conforme planejamento do operador.

Todos os principais itens do drone – computador de voo, baterias, sistemas de pulverização e controle dos motores – foram desenvolvidos pela própria empresa, que tem em seus quadros ex-funcionários do Google X, Waymo, Joby Aviation, Kittyhawk e Cora.

A empresa já recebeu mais de US$ 11 milhões de investidores através do Prime Movers Lab. Entre eles, Y Combinator, Greycroft, Data Collective e Bold Capital Partners. Detalhes como preço do aparelho ou modelo de negócio ainda não foram revelados.

Visto primeiro no TechCrunch.

Posts relacionados