Gambiarrovna? Um trator “autônomo”criado nos anos 70

gambiarrovna

Inventor soviético conectou dois tratores Kirovets K-700 e tornou um deles escravo, dobrando o trabalho na lavoura

O que parecia ser apenas dois tratores trabalhando em uma lavoura soviética do final dos anos 70, era na realidade uma gambiarra de complexidade avançada para a época. Um dos tratores seguia o seu curso sem motorista, controlado pelo primeiro.

A façanha pode ter dado o reconhecimento ao seu autor, Alexander Nikolaevich Shchegolev, como inventor do primeiro “trator autônomo” do país.

 

 

O invento foi testado na Fazenda Coletiva Chernychevskaya, no distrito de Fedorovsky. Alexander tinha um cargo pomposo e bem “soviético”: Diretor de design do departamento de máquinas de construção e estradas da escola politécnica de Saratov (em uma tradução bem livre) quando desenvolveu a Gambiarrovna (o apelido é nosso).

Gambiarrovna

kirovets

 

Os dois tratores Kirovets K-700 eram ligados por diversos cabos e comandos hidráulicos que duplicavam no trator “sem motorista” os movimentos daquele com operador. A intenção do invento era aumentar o uso de maquinário nas fazendas coletivas em uma época de mão de obra escassa.

Era realmente uma época de muitos experimentos, com a tentativa de fazer tratores elétricos funcionarem ligados em postes e energia, como já mostramos aqui no blog.

 

Posts relacionados