Cientistas criam drone com pernas para pousar em troncos e agarrar objetos

Drone com pernas

Drone com pernas batizado de SNAG foi criado “imitando” as aves falcão peregrino e uma espécie de papagaio

 

Os cientistas da Universidade de Stanford criaram um drone com pernas, partindo da observação do movimento dos pássaros falcão peregrino e Tuim Peruano. Um arranjo com garras e pernas foi adicionado a um drone padrão, deixando o aparelho com a capacidade de se agarrar a galhos de árvores e agarrar objetos em pleno voo. Tudo ainda está em fase de protótipo e não existe previsão para a comercialização. O estudo completo pode ser lido neste link.

drone que imita a ave

 

O conjunto de pernas possui sensores que monitoram a aceleração e velocidade do drone, realizando a “pegada” em cerca de 50 milisegundos. Mais de 20 versões das garras foram impressas em 3D para que a final fosse definida.

O nome SNAG é a abreviatura de Stereotyped Nature-Inspired Aerial Grasper, ou “garra aérea esteriotipada e inspirada na natureza”.

Entre as aplicações, os cientistas pensam em monitoramento ambiental, aproveitando a maior autonomia de voo, já que o drone poderia pousar em um tronco de árvore tranquilamente enquanto faz suas medições, sem interferência das hélices. Por enquanto, parte do movimento ainda é controlado manualmente, mas é questão de tempo para estes pássaros robóticos voarem por aí.

 

Veja também

 

V-Coptr Falcon, um drone de dois motores

Posts relacionados