Governadora do Arkansas entra em guerra com a Syngenta

Governadora do Arkansas

Governadora mandou a Syngenta vender as terras que possui no estado e poderá expulsar a empresa se a ordem não for respeitada

A governadora republicana do estado americano do Arkansas, Sarah Huckabee Sanders, está em guerra com os chineses da Syngenta. Em um pronunciamento no dia 17 de outubro, Huckabee criticou os países inimigos dos EUA, em uma fala que começou citando as atrocidades cometidas pelo Hamas em Israel. Este foi o tom.

Veja também: Chineses compram área agrícola perto de base militar nos EUA.

A Syngenta terá dois anos para se desfazer de uma área de 65 hectares que possui na região do condado de Craighead. A empresa em posse da terra, Northrup-King, foi fundada em 1884 e era um ícone do Agro americano até ser comprada pela Syngenta, que por sua vez foi comprada pelos chineses em 2017, através da ChemChina. Há também uma multa a ser paga pela Syngenta pelo atraso no envio de documentação esclarecendo questões sobre a propriedade da terra, no valor de US$ 280 mil.

Sarah Huckabee e Donald Trump

Acima: a governadora do Arkansas e Donald Trump. Ela foi secretária de imprensa da Casa Branca durante o seu governo.

Governadora do Arkansas vs China, destaques do pronunciamento

“Nós sabemos quem são nossos inimigos. Não é só o Hammas e o Hezbollah, mas também o regime do Irã que entoa “Morte aos Estados Unidos”. Uma Rússia autoritária e um Partido Comunista Chinês que a meta é derrotar os Estados Unidos em todos os aspectos”.

“Somos o primeiro estado americano a anunciar medidas como esta: retirar entidades estrangeiras hostis pra fora doArkansas”.

“Estou anunciando que a Syngenta – uma empresa agroquímica pertencente ao estado chinês – deve se desfazer de tuas terrras no Arkansas”.

“Sementes são tecnologia. Empresas chinesas filtram esta tecnologia de volta para a China, roubando pesquisa americana, dizendo aos nossos inimigos como atacar as fazendas americanas. Esta é uma ameaça para a segurança americana e para os nossos agricultores”.

Ainda no anúncio, a governadora disse que está encaminhando vias legais para a proibição de drones russos e chineses nos órgãos do estado, bem como qualquer contrato público com empresas ligadas ao Partido Comunista Chinês.

A resposta da Syngenta

A ordem para que a Syngenta se desfaça de 160 acres de terras agrícolas no condado de Craighead, que a empresa possui desde 1988, é uma ação míope que não leva em conta os efeitos de tal ação, intencional ou não, sobre o setor agrícola dos EUA. Nosso povo no Arkansas é composto por americanos liderados por americanos que se preocupam profundamente em servir os agricultores do Arkansas. Esta ação prejudica os agricultores do Arkansas mais do que qualquer outra pessoa. O trabalho da Syngenta nos EUA – inclusive no Arkansas – continua a beneficiar os agricultores americanos, fortalece a agricultura americana e torna os EUA um participante mais inovador e competitivo no mercado agrícola global.

Veja também

Arkansas forces Chinese-owned seed producer to sell 160 acres of farmland amid national security concerns

Chinese state-owned company ordered to divest Arkansas agricultural land under new state law

 

 

 

Posts relacionados