Chamberlain Light Tractor, um protótipo australiano

Chamberlain Light Tractor

O Chamberlain Light Tractor queria competir com os tratores da Ferguson mas não passou do protótipo por questões políticas

 

Se você gosta dos nossos artigos, entre no canal do WhatsApp para receber os links diretamente no celular. Cadastre-se clicando aqui.

 

O Chamberlain Light Tractor foi projetado no final dos anos 50 na Austrália por Bob Chamberlain, com o intuito de competir com os tratores importados da Ferguson e, mais tarde, da Massey Ferguson (especialmente o MF 35). No coração do projeto, um motor Holden GMH de seis cilindros a gasolina de fabricação local, já consolidado, com pequenas modificações.

O trator em imagens

 

 

 

 

O primeiro protótipo saiu da fábrica em 1959 e foi direto para testes em propriedades australianas. A Universidade de Melbourne, através do seu departamento de engenharia agrícola, testou e aprovou o trator com “motor de carro”, como ótima alternativa frente aos modelos disponíveis no mercado. Então, o que deu errado?

Para encurtar a história, a família Chamberlain nunca conseguiu um arranjo tributário ideal por parte do governo para que o trator conseguisse competir com os importados das grandes marcas mundiais. O Chamberlain Light Tractor nunca foi produzido e o protótipo virou peça de museu. As fotos aqui publicadas são da máquina que hoje vive no Museu de Vitória.

Posts relacionados