Chineses compram área agrícola perto de base militar nos EUA

chineses estão comprando

Compra de terras por parte de chineses está preocupando os políticos nos Estados Unidos. No estado da Dakota do Norte, a empresa Fufeng group vai construir um moinho bem ao lado de uma base aérea especializada em drones

 

Drone militar americano

A base aérea de Grand Forks, no estado americano da Dakota do Norte vai ganhar um vizinho não muito desejado em termos militares. O grupo chinês Fufeng comprou uma área de 120 hectares bem pertinho de suas pistas, a menos de 25 km de distância. A base é especializada em drones e técnicos temem que os chineses montem uma estação de espionagem para captar os sinais de comunicação da instalação militar, sem chance de detecção por parte dos times de contraespionagem.

Além dos drones, a base ainda tem um centro de tecnologia espacial por onde passam grande parte das comunicações militares americanas.

 

grand forks

A base aérea de Grand Forks (esquerda da imagem) e a cidade. A parcela de terra fica perto da loja “Patio World”, ao norte da cidade. A imagem é do Google Earth.

O pequeno pedaço de terra foi vendido por 2,6 milhões de dólares pelo produtor Gary Bridgeford, que desmenbrou sua propriedade para ceder aos chineses o imóvel, com a promessa da construção de um moinho que deverá gerar centenas de empregos para a pequena comunidade de 60 mil habitantes, além do investimento de US$ 700 milhões nas obras. O Gary, segundo o site da CNBC, já está sentindo a pressão dos vizinhos. Ele alega que está sendo ameaçado e difamado na região.

A empresa da China nega qualquer atividade maliciosa e tem até um executivo americano nascido na região que reforça a negativa de espionagem.

Os políticos americanos – republicanos e democratas – estão preocupados com a situação que tem potencial para colocar em risco o país, com destaque para o senador Marco Rubio (Flórida)  que disse ser perigoso, uma bobagem e falta de visão de longo prazo a permissão para que o Partido Comunista Chinês e seus aliados comprem terras ao lado de instalações militares americanas.

Coincidência

Poucos dias atrás nós publicamos aqui no blog sobre a compra de terras por empresa ligada a Bill Gates, no mesmo estado, em uma cidade que fica a 60 km de Grand Forks.

Posts relacionados