Movimento Cidadão Agricultor fez bonito nas eleições da Holanda

Movimento Cidadão Agricultor

O Movimento Cidadão Agricultor nasceu em 2019 como uma campanha de conscientização sobre o papel dos produtores na sociedade. Quatro anos depois, vence boa parte das eleições da Holanda e vira a resposta do Agro contra as regulamentações ambientais da Europa

 

Faz tempo que os agricultores holandeses estão brigando com o governo e a própria União Européia contra políticas ambientais que tentam fazer do campo o vilão na questão das emissões de gases do efeito estufa, impondo limites para as atividades agrícolas.

Várias passeatas e tratoraços foram realizados e os vídeos das manifestações correram o mundo através das redes sociais. Todo este movimento tornou-se efetivo através do BBB (BoerBurgerBeweging), o Movimento Cidadão Agricultor criado pela jornalista  Caroline van der Plas e seus colegas Wim Groot Koerkamp e Henk Vermeer.

 

Farmfor

Wim Groot Koerkamp, ​​Caroline van der Plas e Henk Vermeer, do BBB (outro tipo de BBB, que fique bem claro).

 

O Movimento Cidadão Agricultor virou partido político e conseguiu votos suficientes no último dia 15 de março para garantir 15 vagas no Senado  (são 75 na Holanda). O BBB venceu as eleições em 8 das 12 províncias e com este resultado tem poder para barrar muitas das políticas ambientais aprovadas pelos deputados.

Reação da mídia internacional

O BBB está na mira dos principais sites de notícias do mundo. A CNN americana já associou o movimento dos agricultores que se juntaram e chegaram ao poder a grupos de extrema-direita. O esquerdíssimo The Guardian inglês classificou o BBB como “movimento populista que se aproveitou da onda de fúria de agricultores”. Há também o pecado de ter sido elogiado por Donald Trump e Le Pen.

Farmfor Holanda

Caroline na mídia holandesa: acusada de ser lobbysta para grandes grupos do agronegócio.

 

Saiba mais sobre o Movimento Cidadão Agricultor

Segundo o site oficial:

BBB é uma iniciativa de Caroline van der Plas, Wim Groot Koerkamp e Henk Vermeer e se originou do #BoerBurgerTweet; uma plataforma de mídia social com cerca de 20.000 seguidores no Facebook e 12.000 seguidores no Twitter. Todas as semanas, um agricultor, jardineiro ou pescador explica através do #BoerBurgerTweet o que fazem todos os dias na sua empresa e a paixão com que realizam o seu trabalho no estábulo, na estufa, no mar ou em terra.

Essa explicação atende a uma grande necessidade, pois o cidadão está cada vez mais afastado da produção de alimentos. O tempo em que cada habitante da Holanda tinha uma conexão de fazendeiro está muito atrás de nós. O morador urbano tem pouco ou nenhum contato com o campo, mas forma uma imagem negativa do setor agrícola, muitas vezes devido a reportagens unilaterais da mídia de esquerda. O setor agrícola também está sob pressão na educação. Nos bancos escolares, a porcentagem de crianças de origem agrícola diminuiu drasticamente, o que significa que muitas vezes é difícil encontrar nuances.

Com BBB, Caroline, Wim e Henk plantam as sementes para um som diferente; um som que faz jus ao grande valor económico do setor agrícola, em que a sustentabilidade, o respeito pelo ambiente e o respeito pelos animais são temas centrais.

O sucesso do BBB

O movimento agrícola holandês deu voz e esperaça para milhares de produtores que temem pela obrigatoriedade da redução de rebanhos, área plantada e até a saída total da atividade, conforme a localização do agricultor. Muitas lutas ainda serão travadas daqui pra frente, mas os representantes estarão lá, com força superior até mesmo em relação ao grupo político do Primeiro Ministro Mark Rutte.

 

 

 

Posts relacionados