Holandeses terão que escolher entre agricultura e construção civil

holandeses terão que escolher

Metas climáticas prometidas pelo país colocaram em choque a produção agrícola com a construção de estradas e casas

 

Não é de hoje que o governo holandês está em conflito com os agricultores por conta de questões climáticas. Desde o ano passado (leia Entenda a guerra dos agricultores holandeses contra o governo) o debate se intensificou focado na questão das emissões de nitrogênio. Agora, o governo praticamente recomenda que os produtores diminuam rebanhos ou saiam da atividade para que a “cota de emissões” permita o avanço da construção civil e obras de infra-estrutura necessárias ao país.

 

agricultores holandeses

 

A própria “Ministra do Nitrogênio” da Holanda,  Christianne van der Wal, disse recentemente que as emissões deverão diminuir antes que sejam iniciadas novas obras, incluindo casas. Até resolver, seria uma espécie de lockdown econômico. Os políticos realmente estão colocando pressão no setor agrícola frente a opinião pública: os agricultores devem mudar de local, sair do negócio ou inovar, também diz a ministra.

 

holanda

Dia 15 de março acontecerão as eleições provinciais na Holanda, e boa parte dos partidos e movimentos que representam os agricultores estão de olho na questão, prometendo uma boa resposta nas urnas. Se conseguirem boas vitórias, terão um trabalho colossal para adequar um país tão comprometido com limites de emissões criados na União Européia.

Veja também

Governo holandês ameaça expropriar agricultores (Revista Oeste)

Posts relacionados