Entenda a guerra dos agricultores holandeses contra o governo

agricultores holandeses

A batalha política por trás do conflito entre agricultores holandeses e o governo pode ser um sinal do que está por vir para todos os produtores de alimentos do mundo

agricultores holandeses

Os agricultores holandeses estão em pé de guera com o governo, mais uma vez. Os tratores estão nas ruas, estradas são bloqueadas e estão ocorrendo confrontos com a polícia, inclusive com tiros contra tratores em um dos bloqueios. Vamos fazer um resumo para que você entenda o que está acontecendo no país e qual foi a gota dágua.

Políticas ambientais

Faz tempo que a Comunidade Européia está criando políticas ambientais que afetam diretamente os agricultores de todo o continente. A Holanda em especial começou a costurar um acordo climático em 2011 com finalização em 2019. Nascem aí as Leis do Clima, o Acordo Climático Nacional (envolvendo os setores de energia elétrica, indústria, construção, trânsito e transporte e agricultura) e o Plano Nacional de Energia e Clima (NECP), entregue para a Comissão Europeia. Esta parte você pode conferir com mais detalhes no site do governo holandês, em inglês, neste link.

O governo da Holanda foi processado em 2013 por uma entidade chamada Urgenda Foundation, para que limitasse as emisões de dióxido de carbono dentro das metas estabelecidas por cientistas para reverter os “efeitos do aquecimento global” (pelo menos 25% até o final de 2020). O caso foi para a corte em 2019 e o governo perdeu.

A movimentação atual do governo holandês

O governo holandês afirma que quer reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 49% até 2030 (em comparação aos níveis de 1990) e 95% até 2050. No dia 10 de junho último, o governo atualizou as metas e prometeu uma redução da poluição por nitrogênio em algumas atividades de até 70% antes de 2030. Algumas organizações agrícolas reagiram de imediato e prometeram manifestações para o dia 22.

Reforçando: as políticas de nitrogênio (na agricultura) miram diretamente na limitação da criação de gado, uso de fertilizantes e emissões do maquinário agrícola. 

Dito e feito. Na data combinada, 22 de junho – uma quarta-feira – milhares de agricultores se reuniram na cidade de Stroe, distante 70 km de Amsterdam, para alinhar forças e definir os rumos das manifestações. As políticas propostas pelo governo possuem o potencial de reduzir o rebanho holandês em 30% e eliminar atividade agrícola em milhares de pontos do país que estão próximos de áreas de interesse ambiental. É a destruição da agricultura holandesa.

agricultores protestam na holanda

Acima: concentração de centenas de tratores na localidade de Stroe, na Holanda. Foto: reprodução de vídeo publicado no Facebook pela LTO Noord. Acesse aqui.

marketing tratores

Marketing esperto: as associações holandesas criaram uma campanha com “cartelas de bingo” para que a população marcasse os tratores avistados durante a manifestação.

Após o grande encontro dos agricultores em Stroe, as manifestações começaram a se espalhar pelo país causando lentidão nas principais vias e bloqueios.

 

 

 

Vacas no Parlamento

No dia 28 de junho, produtores de leite levaram vacas para os portões do Parlamento Holandês em protesto. Vários agricultores começam a chegar com os tratores na cidade de Haia.

Agricultores holandeses recebem ajuda dos pescadores

No dia 5 de julho, os pescadores do país mostraram apoio aos agricultores usando seus barcos para criar bloqueios em algumas passagens importantes. Lembrando que a Holanda é cheia de canais e a navegação é importantíssima por lá. Nas cidades, o acesso a supermercados e centros de distribuição é dificultado e houve confronto com a polícia, que atirou contra um trator que tentava atravessar em local proibido na cidade de Heerenveen.

Os protestos continuam por boa parte da Holanda.

Resumo do resumo

Os agricultores holandeses estão nas mãos de um governo que cria planos orientados por pessoas com pouco ou nenhum conhecimento da área agrícola, ou pior, por filantropistas que sabem o que estão fazendo e que atividades pretendem destruir. Este pensamento sobre poluição, emissões de rebanhos e visões de futuro que incluem a transição total para um consumo de carne artificial (não é mesmo, Bill Gates?) estão ganhando poder e influência em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. É preciso estar atento.

PS. Como os agricultores holandeses costumam fazer grandes protestos, circulam na internet algumas notícias e postagens em redes sociais mostrando imagens antigas fazendo referência ao que acontece hoje. Cuidado.

Posts relacionados