Minicarregadeira vira pulverizador em empresa americana

minicarregadeira

A Farb Guidance Systems desenvolveu um sistema autônomo para diversos implementos, todos tendo como base uma minicarregadeira CAT

A Farb Guidance Systems é uma empresa americana que iniciou as atividades em 2012, especializada no desenvolvimento de soluções para veículos agrícolas autônomos. É mais uma na corrida dos veículos sem operador no agro.

Com uma missão nobre, diz o site que a Farb é “focada em inovação, sustentabilidade, filantropia e liberdade de escolha, preservando recursos naturais nas propriedades, aumentando a produtividade e os lucros e, eventualmente, explorando e desenvolvendo áreas do planeta onde anteriormente era impossível plantar“.

Na base do projeto de veículo autônomo, uma minicarregadeira Caterpillar 299D2 modificada com computadores e controles, GPS e vários sensores. O conjunto pode ser acoplado em uma diversidade de implementos para a realização de trabalhos na lavoura.

O sistema é capaz de detectar obstáculos, pessoas e animais no trajeto, bem como manter a memória geográfica do terreno mesclando os dados com os relatórios de clima. Com muita chuva, a máquina já sabe que em determinado ponto a lavoura fica com lamaçais, por exemplo.

O pulverizador autônomo, na lida com canola.

O pessoal da Farb foi esperto ao escolher um veículo existente que conta com manutenção em quase todo o planeta, apenas adaptando a parte inteligente: computadores e softwares.

O arranjo já realizou mais de 1000 horas de serviços em lavouras, cobrindo mais de 4000 hectares nos Estados Unidos e no Canadá, no trabalho com grades, semeadura, pulverização e amostragem de solo.

A empresa vende ou aluga as máquinas, que só precisam de cobertura de internet na lavoura onde será executado o trabalho. As máquinas são controladas remotamente, direto da sede da empresa. Ainda segundo a Farb, no caso de terceirização dos serviços, os custos são compatíveis com as alternativas tradicionais de uso de maquinário agrícola.

Veja também

Pulverizador robô autônomo: mais uma novidade no Agro.

Idaho company’s unmanned farm equipment taking off across U.S.

Posts relacionados