A moto Laverda é parente da colheitadeira? Saiba aqui!

moto laverda

A marca de moto Laverda foi muito famosa e prestigiada na Itália, mas qual é a relação com a colheitadeira que leva o mesmo nome?

A colheitadeira Laverda, para muitos, é sinônimo de máquina para colheita em morro, com suas lendárias máquinas hillside. A empresa foi fundada em 1873 na cidade de Breganze, na Itália. O primeiro modelo de colheitadeira (M 60) foi lançado em 1956, enquanto a M100 AL (de 1971) foi reconhecida como a primeira colheitadeira no mundo com nivelamento automático.

Modelo M100 AL em lavoura.
Modelo mais recente da Laverda: herança do passado.

Em 2011, a Laverda passou a ser uma marca da AGCO. O parque fabril da cidade de Breganze é um centro de excelência e berço das novas colheitadeiras IDEAL.

A moto Laverda

Sim, são “parentes”. A Moto Laverda S.A.S. – Dottore Francesco Laverda e fratelli foi fundada em 1949 pelo neto do fundador da Laverda das máquinas agrícolas, o Francesco que coloca o nome na empresa, com o nobre objetivo de melhorar a economia da região de Breganze no período pós-guerra. O início foi humilde: trabalho depois do expediente na fábrica de máquinas agrícolas e peças feitas até mesmo na cozinha da casa do próprio Francesco.

Laverda 750 SF. Créditos

A primeira moto de 75cc veio ao mundo no mesmo ano de fundação, com modelos futuros ganhando reputação também no mundo da corridas da Itália, com boas colocações em diversas competições.

Depois de um reinado nos anos 70 e de ser reconhecida por fabricar a moto de série mais rápida do mundo (Laverda Jota), a marca teve idas e vindas, enfrentou a crise e a concorrência com as japonesas e, finalmente, foi comprada pela Piaggio em 2004 (quando já pertencia a Aprilia).

Laverda 1000 Jota. Não esqueça de ligar o som!!!

Saiba mais

Whatever happened to Laverda? – Motorcycle News.

Laverda – Models & Brand History. Autoevolution.

Posts relacionados