Agricultor ucraniano cria gambiarra para tirar minas da lavoura

agricultor ucraniano

Agricultor ucraniano adaptou controle remoto em um trator antigo para encontrar as minas deixadas pelos russos na lavoura

É época de plantio e os agricultores ucranianos precisam plantar, em meio a uma guerra que já dura mais de um ano. Longe das grandes cidades e sem chance de ser atendido rapidamente por um serviço de emergência, o jeito é apelar para soluções criativas e diminuir o risco no trabalho agrícola. Foi o que fez o produtor Oleksandr Kryvtsov, do vilarejo de Hrakove.

Com um trator velho protegido por pedaços de madeira e chapas de metal retiradas de tanques russos destruídos no conflito, o agricultor montou uma espécie de gambiarra blindada que é controlada remotamente. O operador trabalha em outra “solução criativa”: instalado na concha elevada de um telehandler JCB.

A gambiarra do agricultor ucraniano buscando minas na lavoura

 

Cabine vazia, não dá pra confiar na blindagem

 

 

Na parte frontal, um rolo faca é o primeiro contato com as minas.

 

agricultor ucraniano

Tudo controlado de longe, do topo de uma concha erguida.

Já acertaram uma

O trator já passou por uma mina na propriedade e a proteção segurou bem a explosão, apenas com alguns danos na parte mecânica, que foi restaurada ficando pronta pra outra. Ninguém ficou ferido.

Resta saber qual será a alternativa após o plantio, já que não é possivel garantir que os soldados passem novamente por estes locais, com a lavoura já alta, para plantar outras minas.

Campos minados na Ucrânia

Segundo as autoridades, cerca de 30% das terras ucranianas estão minadas pelos russos.

 

A gambiarra em vídeo, no Youtube do The Sun:

 

Posts relacionados