Brigada da Colheita: o esforço de guerra da Massey-Harris

Brigada da Colheita

A Brigada da Colheita nasceu como estratégia americana para a guerra e acabou revolucionando a agricultura no país

No ano de 1944, os Estados Unidos estavam em uma situação crítica por conta da Segunda Guerra Mundial, equilibrando a indústria nacional de máquinas entre a demanda interna e a externa, com linhas de produção convertidas para a fabricação de todo tipo de armamento. Os metais eram racionados, controlados na ponta do lápis pelas autoridades.

Assim como era preciso produzir alimentos para a população, para os soldados e para as nações amigas, também era necessária a construção de tanques de guerra, aviões e navios. No meio deste dilema, os diretores da então Massey-Harris conseguiram costurar um acordo com o governo americano para fabricar colheitadeiras, com a condição de render muito nas lavouras, acima do que era obtido com as tecnologias da época.

A Massey-Harris já estava avançada no desenvolvimento de colheitadeiras autopropelidas desde o primeiro protótipo em 1938 (Model 20) e a melhorada – e mais leve – Model 21 em 1941. Em um mundo de colheita com trilhadeiras puxadas por cavalos ou tratores e muita perda de grãos, as máquinas eram realmente uma revolução na agricultura, mas ainda disponíveis para poucos.

 

 

Nota: colheitadeira em inglês é combine, justamente por ter sido criada para combinar todas as funções de outros equipamentos em uma só máquina.

Então este era o cenário: a empresa com uma máquina inovadora, com menor perda de grãos, melhor trato com o solo, rapidez e economia de combustível, mas com limitações legais para produzir por conta dos racionamentos de guerra. Toda essa dificuldade deu forças para o gerente de vendas Joe Tucker levar um plano ousado até o governo americano: criar uma Brigada da Colheita com as máquinas da Massey, com a permissão de fabricação (e uso de aço racionado) de 500 colheitadeiras acima da cota e vender as máquinas apenas para agricultores que assumissem o compromisso de colher pouco mais de 800 hectares (2000 acres) na safra. Na proposta havia ainda a promessa de salvar de perdas mais de 13 mil toneladas de trigo, liberar centenas de tratores para outros trabalhos na lida e economizar quase 2 milhões de litros de gasolina.

 

Brigada da Colheita

Brigada da Colheita em arte da época.

 

O governo aceitou o projeto e 500 agricultores foram selecionados para comprar a colheitadeira por incríveis US$ 2500,00, assinando um contrato com a exigência de colher o combinado, sem qualquer especificação de preço por hectare. O preço de mercado para o serviço era cerca de US$ 6,00.

Curiosidade: US$ 1,00 de 1944 corrigindo pela inflação vale US$ 17,24 nos dias de hoje. Um Mercury Model 29A Station Wagon, carrão da época, custava US$ 1425,00.

A Brigada da Colheita foi um sucesso, com máquinas enviadas para diversos estados. Os compradores colocavam as colheitadeiras em caminhões e faziam a colheita no ritmo do amadurecimento das lavouras, do Texas até a fronteira do Canadá. A Massey-Harris fazia o meio de campo entre as equipes de colheita e os agricultores que queriam o serviço e até usava aviões para monitorar o ponto de colheita nas regiões. A rede de serviço da empresa foi ampliada para atender as caravanas e as empresas de combustíveis criaram novas rotas para atender a demanda.

Ao final do ano, a média de colheita por agricultor que aderiu ao programa foi de 2038 acres (825 hectares). O projeto foi gerou uma enorme publicidade para a Massey-Harris, estampando páginas de revistas e jornais, além de filmes institucionais. Em 1945, a Brigada da Colheita ganhou uma nova edição, com a fabricação e venda de outras 750 colheitadeiras. A empresa continuou líder no segmento de colheitadeiras por algum tempo e a primeira máquina similar na John Deere, por exemplo, só foi lançada em 1947 (Model 55).

 

 

A iniciativa de comprar uma colheitadeira e colher para terceiros além da sua própria produção, começou nos Estados Unidos com o projeto da Massey-Harris e a ideia se estabeleceu. Se em 1944 foram 500 pioneiros, em 1947 foram contadas 5117 colheitadeiras entrando no estado de Nebraska para os trabalhos de colheita.

Saiba mais sobre a Brigada da Colheita

Self-Propelled Combines & the Harvest Brigade – Wessels

Beating Wartime Restrictions: Massey-Harris’ Harvest Brigade – Farm Collector

 

 

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