Desenvolvido especialmente para as plantações brasileiras de café, 300 unidades foram exportadas para o país nos anos 50
Parece, mas não é. A carenagem desenvolvida para o trator Allgaier Porsche P312 não tem nada de aerodinâmica: ela foi concebida para não danificar as plantações de café durante o trato.
Outra especialidade do modelo é também sua fraqueza, pois o motor de dois cilindros à gasolina ficou bem fraco (e aquecia demais dentro daquela carenagem). Dizem também que a fumaça do escapamento de um motor diesel deixaria cheiro nos sensíveis e valiosos grãos de café.
300 unidades foram exportadas para o Brasil em 1954, para o trabalho em nossos cafezais.
Hoje muitos destes tratores vivem aos pedaços nos ferro-velhos brasileiros, alguns exemplares restaurados estão em pequenos museus e outras unidades retornaram para a Europa, nas mãos de colecionadores.
O trator “cafezeiro” desenvolvido para o Brasil é um modelo único da história das máquinas agrícolas, no mundo inteiro.
Para saber mais
História do P312 na Alemanha (em alemão), aqui.
Informações (e curiosidades) sobre o trator no site AUTOentusiastas.