ACO Tractors, uma fabricante da África do Sul

ACO Tractors

A ACO Tractors fabricou durante 30 anos tratores de grande porte, considerados um dos maiores do mundo na década de 90

 

A ACO Tractors é uma daquelas histórias de fábricas de tratores que são orgulho nacional, fazem sucesso entre os clientes e acabam fechando por questões econômicas ou políticas.

Fundada na África do Sul, na cidade de Hoopstad no ano de 1986 por Alph Coetzer e Koos Coetzer (pai e filho), a ACO produziu cerca de 450 tratores incluindo articulados, até o ano de 1999, quando trocou de dono de “porteira fechada”. A família Coetzer vendeu projetos e instalações para o empresário Basil Botha.

 

Trator ACO

Trator ACO 460, o primeiro da marca. Articulado, tinha motor ADE (Atlantis Diesel Engineering) 443TI de 632 hp.

 

Com a aquisição, a empresa passou a se chamar ACO Tractor Manufacturing e criou um novo modelo de trator, o ACO 2000, com 550 hp a 1800 RPM, motor Caterpillar. Com novos clientes em vista nos Estados Unidos e no Canadá, a empresa precisaria crescer, mas ficou em um dilema entre esperar por investimentos locais ou mudar inteiramente para Austrália, onde tinha propostas de investidores. O nacionalismo falou mais alto e a ACO “sob nova direção” foi desativada em meados dos anos 2010. Há muito pouco registrado sobre a história da empresa e este é um resumo bem básico.

 

 

 

O ACO 600, de 1994, foi o maior trator da África e um dos maiores do mundo por um bom tempo, só perdendo para o Bigbud. Tinha um V12 biturbo de 820 hp e eixos Raba.

Remanufaturados

 

 

Uma iniciativa da empresa ACO KH Plant reforma tratores antigos, trocando peças que já não existem mais e atualizando eletrônica e visual dos velhos ACOs, com sucesso. Você pode conferir no site oficial.

Posts relacionados