Leite artificial quer acabar com a pecuária leiteira mundial

Leite artificial

Startup americana está desenvolvendo leite em laboratório, sem usar uma única vaca.

A startup americana Perfect Day quer revolucionar o mercado mundial de laticínios, ao pé da letra. A empresa pretende destruir tudo e começar do zero, fazendo as coisas de outra forma: produzindo leite artificial, sem usar uma única vaca.

Não se trata de “leite de soja” e outros produtos que adotam esta nomenclatura, mas um leite sintético que será fabricado por fermentação, em um processo muito parecido com o adotado nas cervejarias, onde fermento e açúcar fazem a maior parte do trabalho.

Tudo acontece com engenharia genética e a programação para que o fermento passe a produzir proteínas, como a caseína. E como o fermento é apenas o “fabricante” dos componentes deste leite artificial e não acompanha o produto final, a coisa toda ainda é elegível para a rotulagem de “sem transgênicos”.

Perfect Day começou em 2014. Quando desenvolveu o primeiro protótipo do leite artificial, colocou a experiência em uma garrafa e levou até os executivos do fundo de investimento baseado em Hong Kong Horizons Ventures. Nesta ocasião, saíram do escritório com um cheque de 2 milhões de dólares para continuar desenvolvendo a ideia. A firma é ligada ao bilionário chinês Li Ka-shing.

A startup cresceu e promete “surpresas” ainda este ano, com a venda de subprodutos para a indústria alimentícia em um primeiro momento, passado em um futuro próximo para a venda no varejo de leites e derivados. Nós já falamos aqui no blog sobre a questão da carne artificial e como a indústria está reagindo. A cadeia do leite deve pensar algo no mesmo sentido.

O leite artificial parece ser uma ameaça séria e não exercício de futurismo e ficção científica. A iniciativa vem com a ajuda dos principais discursos contra a agricultura e pecuária em voga no mundo inteiro, como os alegados danos ao meio ambiente e maus tratos com animais. É um duplo mortal carpado pronto para atacar todo o segmento (em que pese o apoio de algumas indústrias, ironicamente).

Saiba mais:

Meet the startup that makes milk—without cows.

The Milk of the Future Could Be Made Without Cows.

This Startup Is Making Cow-Free Cow’s Milk Because Vegan Ice Cream Sucks.

Posts relacionados