Fortschritt, a colheitadeira da Alemanha Oriental

Fortschritt

A Fortschritt fabricava também tratores e implementos, do “outro lado” do Muro de Berlim, durante a Guerra Fria

Fortschritt em alemão significa “progresso” e era o nome usado pela marca de colheitadeiras, tratores e implementos subsidiária da Industrieverband Fahrzeugbau (IFA) na Alemanha Oriental, que também mantinha linhas de produção para motos, carros e caminhões.

O design de muitos modelos de automóveis da IFA era inspirado na DKW, marca que tem um lugar especial no coração dos brasileiros, mas isso é outra história. Vamos voltar para o mundo agrícola.

A fabricação de colheitadeiras começou em 1948, à partir de maquinário soviético (S-4 Stalinets), com os primeiros motores à gasolina. Em 1953 foram fabricados os primeiros modelos com motores diesel, com a série E-170.

Modelo E-173: motor de 54 hp 4 cilindros. Plataforma de 3 metros. Fonte: Agro-Techweb.
Uma Fortschritt E516 B em operação nos dias atuais.

Nos anos 80, saiu o modelo E516 B e a empresa já exportava colheitadeiras para diversos países, em especial na Europa e Escandinávia. Até Cuba acabou recebendo alguns implementos da empresa.

Com a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha, a marca entrou em dificuldades financeiras, até ser privatizada, comprada pela MDW Mähdrescherwerke GmbH. Em 1997, a Fortschritt passou para as mãos da CASE IH. Com esta associação, modelos foram vendidos com o nome CF.

FORTSCHRITT MDW 527 , um dos últimos modelos da empresa. Via Agrotrader.

O site AgroDoctor conta uma história curiosa: depois que a Case IH comprou a empresa, algumas colheitadeiras ainda fabricadas pela planta antiga foram repintadas com o vermelho da Case (eram azuis). Quando unidades foram vendidas para o Cazaquistão, o sol do país fez derreter a tinta vermelha da colheitadeira durante a lida, exibindo o nome original da máquina.

Até hoje é possível encontrar modelos originais ou já com o nome MDW em funcionamento, em diversos locais da Europa.

Veja também: Kolos SK-6, a colheitadeira soviética com “cara” de lagosta.

Posts relacionados