Falha no GPS deixa agricultores parados na Austrália

Falha no GPS

Defeito no sistema de correção pelo satélite Inmarsat I-4F1 interrompeu a operação das máquinas agrícolas e também de alguns serviços de navegação marítima

 

No início da semana os agricultores australianos que fazem correção do GPS via satélite Inmarsat I-4F1 ficaram sem trabalhar. Um defeito no sistema impossibilitou o envio de dados para os receptores e deixou as máquinas paradas nos galpões para quem tem este serviço como a única forma de atingir a precisão necessária para os trabalhos.

Reforçando: não foi um problema da constelação do sistema de GPS e sim da correção por um satélite da Inmarsat que atende a região.

Quem tem o próprio RTK ou está perto de uma estação pública não foi afetado. A falha durou cerca de 48 horas.

A empresa Inmarsat emitiu o seguinte comunicado na terça, dia 18:

A Inmarsat sofreu uma interrupção em seu satélite I-4 F1, que fornece serviços de banda L para o Leste Asiático e a região do Pacífico, às 21h14 UTC no domingo, 16 de abril. Isso resultou na perda temporária de serviços do satélite e a empresa iniciou imediatamente seus procedimentos de recuperação.

Os serviços de segurança estão sendo priorizados e a Inmarsat pode confirmar que, imediatamente após o incidente, iniciou o processo de transferência dos serviços de segurança marítima, de acordo com o processo operacional aprovado pela IMSO para um satélite de contingência. Esse processo foi concluído com sucesso.

A recuperação do Inmarsat Classic Aero já começou e espera-se que esteja operacional em questão de horas. Isso será seguido pela transferência dos serviços Inmarsat-C do satélite de contingência de volta para o I-4 F1 e, em seguida, um foco na restauração de outros serviços.

Todos os outros satélites da frota da banda L não são afetados pelo incidente. Isso inclui os dois novos satélites de banda L da Inmarsat – I-6 F1 e F2 – que se juntarão em 2027 a mais três novos satélites de banda L micro, os Inmarsat-8s, projetados especificamente para melhorar o serviço de backup de segurança para clientes de banda L.

Seguido por outro no dia 19:

A Inmarsat recuperou o satélite I-4 F1, que sofreu uma perda parcial de energia. Essa perda de energia invocou procedimentos automáticos no satélite que levaram à suspensão dos serviços. O trabalho continua para otimizar o desempenho e resolver alguns problemas residuais específicos.

A empresa confirmou que:

Todos os serviços de segurança já foram restaurados. Os serviços do Classic Aero foram restaurados com sucesso ontem (18 de abril). Os serviços de segurança marítima, que foram transferidos para satélites de contingência de acordo com o processo operacional aprovado pela IMSO, foram transferidos de volta para I-4 F1 ontem (18 de abril) após a reativação do Inmarsat C.

Os serviços Broadband Global Area Network (BGAN) da Inmarsat, incluindo SwiftBroadband e SwiftBroadband-Safety, FleetBroadband e BGAN, agora foram restaurados e otimizados.
A maioria dos arrendamentos já foi restaurada, sendo os restantes uma prioridade e esperados para breve.

Os serviços GSPS (telefone via satélite) ainda estão sendo atendidos.
A Inmarsat lamenta a interrupção e pede desculpas a todos os usuários afetados. Muitos dos serviços atualmente fornecidos pelo I-4 F1 serão transferidos para o novo satélite I-6 F1 de alto desempenho da Inmarsat nos próximos meses, à medida que o investimento da Inmarsat em satélites novos e adicionais continua.

Falha no GPS

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Segundo reportagem no site australiano ABC, foram afetados sistemas da John Deere, Case, Ag Leader e Trimble. Alguns produtores disseram para o veículo que estavam “voltando para os anos 90” e guiando um trator sem GPS pela primeira vez em 15 anos.

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