Conheça a história da famosa foto do trator e do avião

famosa foto

A famosa foto de um trator com um avião militar em queda ao fundo tem uma história intrigante. Conheça os detalhes!

 

A foto em preto e branco de um tratorista trabalhando em um campo, olhando para trás enquanto um avião está caindo, é bem antiga e já foi considerada falsa em um tempo onde não existiam computadores pessoais e muito menos Photoshop. Vamos contar os detalhes desta história aqui no blog.

 

avião caindo trator

 

Primeiro, a foto é verdadeira e foi tirada no ano de 1962, pelo fotógrafo Jim Meads, no aeródromo da cidade de Hatfield, na Inglaterra. Ele morava nas proximidades do local e foi até lá com a intenção de fazer fotos dos próprios filhos com a paisagem aérea ao fundo, em especial dos pousos e decolagens do English Electric Lightning F1, avião desenvolvido no final dos anos 50 para a Royal Air Force. Jim era vizinho de um dos pilotos de teste do projeto e sabia das atividades daquele dia.

Enquanto isso, nos arredores da pista, o tratorista Mick Sutterby aparava a grama da cabeceira quando avistou o fotógrafo “invadindo” a área e se aproximou para solicitar que o mesmo se retirasse do local. Quase ao mesmo tempo, o barulho do motor do avião em queda fez o tratorista olhar para trás e a foto que entraria para a história foi feita. Os dois estavam a menos de 200 metros do local da queda.

 

English Electric Lightning F1

Uma falha no motor do jato provocou o acidente. O piloto George Aird conseguiu ejetar a tempo e caiu no telhado de uma estufa, sofrendo várias fraturas.

O trator

O trator da foto é um Fordson Super Major, similar ao modelo abaixo:

fordson

 

A foto

As fotos tiradas naquele dia foram confiscadas pelo Ministério da Aviação inglês e posteriormente devolvidas para o fotógrafo, que tentou vender os direitos para o jornal Daily Mail, que recusou por considerar falsa. Então a famosa foto foi vendida para o concorrente Daily Mirror por cerca de 1000 libras, quase o dobro do valor de um carro popular da época, o Ford Cortina, só para ter uma ideia.

Fonte: Fear of Landing.

 

 

Posts relacionados