ET5

Um motor trifásico de 1000 volts e 38 kW era responsável por tocar a gambiarra, alimentada por um longo cabo de energia

Sem baterias, os russos mantinham um projeto de trator elétrico nos anos 40. Os ET5-1000 foram desenvolvidos pelo Instituto de Eletrificação da Agricultura, usando como base o chassi dos STZ-NATI. Desde 1921 os soviéticos faziam experiências com veículos elétricos (com um modelo de trator em 1939, o VIME-4), mas o ET5 foi o primeiro adotado com sucesso em lavouras.

O VIESH (All-Union Institute of Electrification of Agriculture) era estratégico para o suporte técnico dos planos políticos da época: usar de forma intensiva a eletrificação rural com tratores, colheitadeiras e implementos usando a energia das grandes usinas hidrelétricas dos rios Volga, Don, Dnieper e Amu Dária.

O trator elétrico como “personagem” em filme soviético dos anos 50.

Em tempo: o nome do instituto é Всесоюзного института электрификации сельского хозяйства (ВИЭСХ). Mas é melhor chamar só de VIESH mesmo.

O sonho do trator elétrico russo acabou por diversos fatores: as reviravoltas políticas da época e tecnicamente, os projetistas enfrentaram muitos problemas com os pesados cabos de energia e destruição das lavouras pelo arrasto da estrutura. O elevado número de postes para atender as regiões agrícolas também ajudou a inviabilizar a ideia.

Veja também

SESAM – O Protótipo de Trator Elétrico da John Deere.

When the Soviets built an electric tractor.

Как тебе такое, Илон Маск: Электрический трактор для Сталина.

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