Peixe-remo é pescado na costa do Chile e traz más notícias

peixe-remo

Diz uma lenda japonesa que o aparecimento do peixe-remo é sinal de terremotos, tsunamis ou ciclones. Um deles acabou acontecendo.

peixe-remo no chile

Um peixe-remo de 5 metros de comprimento e 80 centímetros de largura foi fisgado por pescadores artesanais na cidade de Arica, costa do Chile na última segunda, 11 de julho. O peixe costuma permanecer em águas profundas (abaixo de 1000 metros no oceano) e a pesca incomum assutou os moradores não só pelo tamanho mas também pela lenda que o Regalecus glesne – nome científico do peixe-remo carrega: seu aparecimento é presságio para o acontecimento de tsunamis, terremotos e ciclones.

E a lenda não é tão fantasiosa assim, já que as fortes correntes marítimas nestes eventos acabam carregando os peixes para a proximidade da costa. Em alguns terremotos do passado a lenda acabou se confirmando e dessa vez parece que o presságio se repetiu. Segundo o site argentino La Voz, houve um terremoto no sul do Chile, 24 horas depois da pesca.

Fotos do peixe-remo chileno

A foto de capa deste artigo é apenas ilustrativa, mas as imagens abaixo são do peixe capturado no Chile, viralizadas na internet através do Twitter:

peixe-remo

 

peixe-remo

Acima: o peixe com mais de 5 metros de comprimento ficou pendurado em um guincho logo após a chegada ao porto. 

 

O peixe-remo é o maior peixe ósseo do mundo e ganhou fama nos séculos passados como “monstro do mar”. Este que apareceu no Chile até pode ser considerado pequeno para a espécie, já que eles podem chegar a medir 12 metros.

 

Acima, o peixe-remo em vídeo.

Saiba mais

Peixe-remo (Regaleco) na Wikipedia.

 

Via Farmfor

Posts relacionados