Conheça a tradição da secagem de milho em paredões na França

secagem de milho

 

Espigas de milho são colocadas em gaiolas de tela que formam enormes paredões nos campos franceses, para a secagem da produção

Na França, alguns agricultores ainda adotam uma técnica bem antiga para a secagem de milho em espiga. O produto é colocado em gaiolas ou paredões de tela feitos com madeira e o arranjo chega a ter dezenas de metros de comprimento.

secagem de milho
Paredão de milho: Via Cartes France.
Foto: Henk Binnendijk.
secagem de milho
Foto: Henk Binnendijk.
Foto: Cartes France.

Tudo é instalado ali mesmo na lavoura. O efeito visual lembra uma enorme cerca dividindo os campos. Ao que parece, o roubo de milho não é um problema nestes locais.

Para quem está curioso, o volume médio de chuva anual na região das fotos (La Tour Saint Gelin) é de 696mm (em 112 dias).

É claro que em diversos países do mundo onde o milho é cultivado, alternativas de secagem em pequenas propriedades incluem a armazenagem ao ar livre em estruturas similares. Na França, pelo tamanho dos secadores e o aspecto visual nos campos, torna-se algo único.

Veja também

Os espigueiros (também conhecidos como canastro ou caniceiro) armazenam milho em Portugal e são uma obra de arte. Confira no Blogue do Minho.

Posts relacionados