O Trator de Guerra foi desenvolvido em colaboração com o governo americano em 1941, mas provou ser ineficiente no campo de batalha.
Usando como base um trator modelo G, a John Deere tentou colaborar com o exército americano durante a Segunda Guerra Mundial, criando uma versão blindada do veículo, dotado até mesmo de pequenas torretas para a instalação de metralhadoras (com uma curiosa disposição que permitia tiros para frente e para trás).
https://www.youtube.com/watch?v=Wuz96-qkae4
O Modelo G blindado tinha chapas de aço de 4 a 9 mm de espessura e pesava mais de 4 toneladas (2495kg do trator e mais 1588 da blindagem). Só este fato já era um fardo para o motor de dois cilindros à gasolina, com 321 cc. A velocidade final ficava em 21 km/h. O blindado ainda atolava com frequência, com seus 7 hp por tonelada, vazio.
A capacidade de manobra limitada, a lentidão e a falta de espaço e visibilidade para o motorista foram os principais defeitos observados nos testes, fazendo com que a empresa e o governo desistissem da iniciativa. Os tratores que não foram para o ferro-velho hoje vivem na mão de colecionadores ou restaurados em museus.
Fotos do Trator de Guerra
Outras funções para os tratores blindados ainda foram testadas no transporte de equipamentos e modelos com melhorias no eixo frontal e cabine para o operador, mas o exército deu a palavra final: tanques convencionais e carros de combate continuariam como equipamentos mais adequados para as operações militares na Segunda Guerra.
Resumo das especificações
Peso em combate: 4309 kg
Tripulação: 3
Dimensões: comprimento, mm ~ 2000. Largura, mm ~ 1100. Altura:, mm ~ 1200.
Armamento: duas metralhadoras 7.62-mm Browning Colt.
Motor: John Deere, gasolina, refrigerado a água, potência de 60 hp.
Velocidade: 21 km/h
Torretas com visão de 180 graus.
Dados e imagens do site Heroes and Generals.
Leia textos sobre tratores antigos, aqui.