Tratores sem o eixo frontal na lida com a cana

Publicado por farmfor em

tratores sem o eixo

Arranjo gera curiosidade em muitas pessoas, mas é bem conhecido no trabalho em diversos países que cultivam cana-de-açúcar pelo mundo

Muita gente acha estranha a existência por aí de tratores sem o eixo frontal puxando carretas na colheita de cana-de-açúcar. Logo falam que vai estragar o trator, que “não foi feito pra isso” e outros diagnósticos.

Saibam que o arranjo funciona e é até mesmo aprovado por alguns fabricantes, quando tudo é feito dentro das regras. Claro que poderão existir gambiarras em alguma lavoura, mas não é a regra.

O uso principal consiste em puxar cana (no bom sentido) diretamente das colheitadeiras nos campos e o equipamento é conhecido, especialmente na Índia, como infielder.

Mas e a direção?

Trator John Deere adaptado para infielder na Índia, fazendo manobra no final da linha. Vídeo de Giri Sidd.

Não tem segredo: o trator recebe a instalação de dois cilindros hidráulicos na traseira, no engate com a carreta e vira uma espécie de “articulado”. O sistema também faz o tombamento da carga ao descarregar.

tratores sem o eixo
Trator Kubota com infielder. Confira o vídeo aqui.
Detalhe do sistema de acoplamento com a carretinha.

E é principalmente a facilidade para manobrar a maior vantagem apontada pelos usuários destas máquinas modificadas, que já saem das revendas com a carretinha especial acoplada.

Para saber mais – tratores sem o eixo frontal

Existe um artigo de Lidiane Regina Narimoto e João Alberto Camarotto de título Technology transfer and anthropotechnology: An analysis of the sugarcane harvesting in Australia and Brazil que menciona o uso de tratores sem o rodado frontal. Acesse neste link.

No Flickr, o usuário Ron publicou imagens de um trator John Deere 7720 sem o eixo dianteiro, trabalhando na Austrália.