SMASH

Em desenvolvimento na Itália, o robô SMASH será capaz de monitorar lavouras, fazer análise de solo e atuar na aplicação de defensivos

A Yanmar mantém um centro de pesquisas na Itália, na região de Florença, chamado Yanmar R&D Europe (YRE). Em parceria com o governo da Toscana, é de lá que está saindo o SMASH, um robô agrícola com várias funções.

O projeto já tem dois anos, custou 4 milhões de euros e visa desenvolver uma plataforma capaz de monitorar, analisar e gerenciar diversas culturas. SMASH é a sigla para Smart Machine for Agricultural Solutions Hightech, ou Máquina Inteligente para Soluções Agrícolas de Alta Tecnologia.

Na prática, a plataforma está instalada em um veículo autônomo com destaque para um braço robótico que desempenha várias funções. Tudo com muito software, sensores e ligações com drones.

Estão envolvidos no projeto os parceiros EDI (base móvel do sistema), AvMap (sensores para navegação), Base s.r.l. (transmissão de dados, processamento e armazenamento em nuvem), SeIntech (análise de dados e machine learning), Departamento de Agricultura da Universidade de Florença (desenvolvimento), IIT – Instituto Italiano de Tecnologia (sistema robótico para análise de solo), Sant’Anna Bio Robotic Institute (coleta de amostras por braço robótico), Copernico (drones), DORIAN (visão por computador) e Gluntini Filippo (agrônomo).

Os dados completos (em inglês) estão no site da Yanmar.

Veja também

Yanmar develops modular robotic platform for agriculture (Future Farming).

Robôs darão prejuízo para as empresas de herbicidas.

Posts relacionados