Em desenvolvimento na Itália, o robô SMASH será capaz de monitorar lavouras, fazer análise de solo e atuar na aplicação de defensivos
A Yanmar mantém um centro de pesquisas na Itália, na região de Florença, chamado Yanmar R&D Europe (YRE). Em parceria com o governo da Toscana, é de lá que está saindo o SMASH, um robô agrícola com várias funções.
O projeto já tem dois anos, custou 4 milhões de euros e visa desenvolver uma plataforma capaz de monitorar, analisar e gerenciar diversas culturas. SMASH é a sigla para Smart Machine for Agricultural Solutions Hightech, ou Máquina Inteligente para Soluções Agrícolas de Alta Tecnologia.
Na prática, a plataforma está instalada em um veículo autônomo com destaque para um braço robótico que desempenha várias funções. Tudo com muito software, sensores e ligações com drones.
Estão envolvidos no projeto os parceiros EDI (base móvel do sistema), AvMap (sensores para navegação), Base s.r.l. (transmissão de dados, processamento e armazenamento em nuvem), SeIntech (análise de dados e machine learning), Departamento de Agricultura da Universidade de Florença (desenvolvimento), IIT – Instituto Italiano de Tecnologia (sistema robótico para análise de solo), Sant’Anna Bio Robotic Institute (coleta de amostras por braço robótico), Copernico (drones), DORIAN (visão por computador) e Gluntini Filippo (agrônomo).
Os dados completos (em inglês) estão no site da Yanmar.
Veja também
Yanmar develops modular robotic platform for agriculture (Future Farming).