Insetos vão “atacar” os EUA juntos pela primeira vez em 221 anos

insetos

Os insetos conhecidos como cicadas possuem ciclos de vida de vários anos e em 2024 algo muito raro irá acontecer (lavouras não correm perigo)

A cicada tem um ciclo de vida bem longo e quando sai do solo, resulta em uma população de até 5 milhões de insetos por hectare. Por cicada, entende-se um ampla gama de insetos (mais de 190) da família Cicadidae e que ocorrem na América do Norte. Dois tipos chamam a atenção: a cicada-13 e a cicada-17 (cada grupo tem 4 e três espécies, respectivamente). Estes insetos ficam 13 ou 17 anos no solo na forma de ninfas, saem na primavera, viram adultos, acasalam e deixam seus ovos nas árvores, que caírão no solo para continuar o longo ciclo. Esta vida adulta dura apenas algumas semanas. Nós já falamos aqui sobre estes insetos em Cicada, a cigarrinha americana que fica 17 anos no solo (maio de 2020).

Em 2024, duas grandes ninhadas de cicadas vão emergir ao mesmo tempo, entre os meses de abril e maio. A última vez que isso aconteceu foi em 1803.

 

cicada 221 years

 

Curiosidades sobre a cicada (via Cicada Safari)

  • Existem três espécies de cigarras de 17 anos. Eles são nomeados  Magicicada septendecim, Magicicada cassini e Magicicada septendecula .
  • Existem quatro espécies de cigarras de 13 anos. Eles são nomeados Magicicada tredecim, Magicicada neotredecim, Magicicada tredecassini e Magicicada tredecula .
  •  Grupos de cigarras que compartilham os mesmos anos de emergência são chamados de ninhadas. O número da ninhada é geralmente fornecido em algarismos romanos. Charles Marlatt, um entomologista que trabalha para o Departamento de Agricultura, designou todas as cigarras que surgiram em 1893 e em intervalos de 17 anos depois como Ninhada I [uma]. As cigarras que surgiram em 1894 foram chamadas de Brood II [duas] e assim por diante. As cigarras de 13 anos que surgiram em 1894 foram chamadas de Brood XVIII [dezoito] e assim por diante. As cigarras que surgiram em 2021 pertenciam à Brood X [dez].
  • Também pode ser observado que cigarras retardatárias emergem com um ano de atraso em áreas que tiveram grande emergência no ano anterior. Essas cigarras emergem em pequeno número e são todas comidas por predadores, por isso devemos ficar atentos a elas.
  • Nem todas as cigarras contam os anos corretamente. Em 2000, com base em coleções de ninfas de cigarras durante seus 17 anos no subsolo, o Dr. Gene Kritsky previu que milhares de cigarras surgiriam quatro anos antes, em maio de 2000. Isso, de fato, ocorreu, e em cinco locais os números que surgiram foram tão grande que as cigarras cantavam, acasalavam e botavam ovos. A questão natural que se seguiu foi: será que estes primeiros descendentes manterão um ciclo de vida de 13 anos ou voltarão para 17 anos? Em 2013, surgiram algumas centenas de cigarras, mas os adultos foram todos comidos por predadores e não ocorreu nenhum canto e acasalamento. A situação foi diferente em 2017, quando mais descendentes das cigarras do início de 2.000 surgiram e se juntaram à recém-acelerada cigarra Brood X que estava emergindo quatro anos antes do próximo surgimento da Brood X em 2021. Em 2017, havia 33 locais em SW Ohio, onde cigarras periódicas surgiram em números grandes o suficiente para saciar predadores, cantar, acasalar, botar ovos e os ovos eclodirem. Esta é agora uma nova população de Brood VI no sudoeste de Ohio. Estaremos esperando até 2034 para ver se essa população se tornará permanente. Ambas as Ninhadas XIII e XIX tiveram algumas cigarras surgindo em 2020.
  • Somente as cigarras machos cantam. Eles têm estruturas produtoras de som chamadas tímpanos em ambos os lados do abdômen.
  • É fácil distinguir cigarras machos de cigarras fêmeas. Para isso vire a cigarra: a fêmea terá um sulco onde se encontra o ovipositor; o abdômen do macho terminará com uma aba quadrada
  • As cigarras adultas não comem alimentos sólidos, mas bebem líquidos para evitar a desidratação.
  • As cigarras adultas não picam nem mordem os seres humanos e não transmitem doenças, mas eles podem prejudicar as árvores jovens quando as cigarras fêmeas põem seus ovos nas novas plantas da árvore. Não é recomendado pulverizar para matar as cigarras, porque elas voam para uma árvore para depositar seus ovos e a pulverização não matará as cigarras que chegam. Se você tiver uma árvore jovem, pode enrolar os galhos com gaze para evitar que a fêmea ponha os ovos.
  • Os pesticidas não são eficazes no controle de cigarras periódicas. Eles não são pragas e não precisam ser mortos.
  • Os anos periódicos das cigarras são bastante benéficos para a ecologia da região. Seus túneis de emergência no solo atuam como uma aeração natural do solo. O grande número de cigarras adultas proporciona uma bonança alimentar a todos os tipos de predadores, o que pode ter um impacto positivo nas suas populações. A postura das fêmeas nas árvores é uma poda natural das árvores que faz com que a árvore produza mais flores e frutos no ano seguinte. Finalmente, depois que as cigarras morrem, seus corpos em decomposição contribuem com uma enorme quantidade de nitrogênio e outros nutrientes para o solo.
  • As cigarras periódicas são melhor consumidas quando ainda estão brancas e têm gosto de aspargos enlatados frios. Como todos os insetos, as cigarras têm um bom equilíbrio de vitaminas, são pobres em gordura e, principalmente as fêmeas, são ricas em proteínas.
  • As cigarras periódicas são frequentemente chamadas incorretamente de gafanhotos. Gafanhotos são gafanhotos e as cigarras estão mais relacionadas aos pulgões do que aos gafanhotos. O termo gafanhoto começou a ser usado por volta de 1715 nas colônias inglesas, quando os cidadãos tentaram entender o surgimento das cigarras, equiparando-as às pragas bíblicas e ao fato de João Batista comer gafanhotos. Os nativos americanos também comiam cigarras.

 

As cicadas não atacam lavouras, mas troncos de árvores. Produtores de frutas e pomares em geral sofrem algum prejuízo e precisam adotar técnicas de manejo, incluindo a proteção com telas nas árvores.

Veja também

Rare Double Cicada Emergence Not Seen in 221 Years

Big Bug Bang: Millions of insects to come out of Earth in rare ‘double cicada explosion’ 

 

 

Posts relacionados