Cicada, a cigarrinha americana que fica 17 anos no solo

cicada

cicadaA cicada tem um ciclo de vida bem longo e quando sai do solo, resulta em uma população de até 5 milhões de insetos por hectare

Por cicada, entende-se um ampla gama de insetos (mais de 190) da família Cicadidae e que ocorrem na América do Norte. Dois tipos chamam a atenção: a cicada-13 e a cicada-17.

Estes insetos ficam 13 ou 17 anos no solo na forma de ninfas, saem na primavera, viram adultos, acasalam e deixam seus ovos nas árvores, que caírão no solo para continuar o longo ciclo. Esta vida adulta dura apenas algumas semanas.

Nos Estados Unidos, os agrupamentos de cicadas 13 e 17 que emergem juntas depois da “longa adolescência” são chamados de Broods. As que vão aparecer agora na primavera de 2020 pertencem ao Brood IX. Confira abaixo o calendário dos eventos passados e futuros, com a chegada das espécies Magicicada septendecim, Magicicada cassini e Magicicada septendecula:

Calendário Brood para as cicadas, via Wikipedia.

O som das cicadas

Imaginem um hectare inteiro tomado por milhões de cicadas, todas em uma espécie de coral que mais parece um alienígena gritando, com um volume que pode chegar a 100 dB. Para quem quiser ter uma noção, basta assistir o vídeo abaixo.

Efeitos da cicada na agricultura

A cicada procura por galhos de árvores e arbustos com um diâmetro de um lápis para cortar a casca e depositar os ovos. Pomares de mirtilos e frutíferas em geral com árvores jovens sofrem mais com a infestação. A melhor defesa contra a cicada é a instalação de redes de proteção nas árvores mais sensíveis, além de tratamento com inseticidas.

Acima: corte das cicadas nos galhos. Fonte: OSD.Edu.

Veja também: Agricultores contratam DJs para espantar gafanhotos na Índia.

Em compensação, a cicada faz sucesso com galinhas e predadores naturais. Até cães e gatos costumam comer o inseto.

Saiba mais

BROOD IX: WHY THE 2020 CICADA VISIT WILL BE DIFFERENT THAN PAST ARRIVALS.

Should Farmers & Gardeners Worry About 17-Year Cicadas?

 

 

Posts relacionados