Prefeito de Florianópolis é o novo inimigo da pecuária

prefeito de florianópolis

Topázio Neto (PSD), prefeito de Florianópolis, celebrou a “carne” de laboratório divulgando projeto da JBS instalado na capital catarinense

 

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, é ativo nas redes sociais e sabe muito bem se comunicar com seus eleitores. O social democrata costuma gravar vídeos – muitos com efeitos especiais elaborados – para falar sobre o dia a dia da resolução de problemas de zeladoria da cidade, questões sociais e atrativos da capital catarinense. No último dia, porém, o político mandou muito mal ao celebrar um empreendimento da JBS para a produção de carne de laboratório. Em vídeo com o título “Carne de Verdade”, gravado enquando comia um lanche, Topázio desfiou um rosário sobre o “avanço”:

 

 

“E se a gente pudesse fabricar uma carne de hambúrguer em laboratório? Carne de verdade, com gosto de carne, mas sem precisar abater um boi. Sem precisar gastar 15 mil litros de água fresca pra produzir um quilo de carne. Parece coisa de ficção científica, né? Mas saiba que isso já é realidade no mundo e agora tem muito a ver com a nossa cidade. Florianópolis terá em breve o maior laboratório desse tipo no Brasil. Aqui no Sapiens Parque. Um investimento de milhões da JBS, a maior produtora de proteínas do mundo. Foi em 2013 que o primeiro hambúrguer criado em laboratório foi consumido, ao custo de 330 mil dólares. Caro, né? Mas quatro anos depois, com muita pesquisa e investimento, o mesmo produto baixou para 11 dólares. O desafio aqui em Floripa é tornar a carne de laboratório mais barata do que a carne do açougue. Mais barata, mais sustentável para o mundo e com possibilidade de matar a fome de milhares e milhares de pessoas. Isso é tecnologia, bioengenharia e tem tudo a ver com Floripa”.

O vídeo gerou diversas manifestações negativas através de comentários no Instagram. Em um deles, o prefeito piora tudo com a seguinte “justificativa”:

 

resposta topázio

Sim, Topázio. Vamos fazer carne em laboratório pois insumos da pecuária são feitos em laboratório. Ótima resposta!

 

Alguém avise ao prefeito que não é preciso destruir o agro (que inclusive paga impostos que financiam estes vídeos) com informações como esta da água que dá a entender que o precuarista abre uma torneira e tira 15 mil litros de água que seria usada em outra coisa e muito menos santificar mega empresas como JBS com este discurso de “matar a fome de milhares de pessoas”.

Segundo o IBGE, Santa Catarina tem quase 5 milhões de cabeças de gado. No geral, o Valor da Produção Agropecuária (VPA) alcançou a marca de R$ 61 bilhões em 2022.

 

prefeito de floripa

 

Avisem também que o avanço de “carnes” e “leites” artificiais mira em diversos setores do agro como já contamos diversas vezes no site. O prefeito Topázio parece muito ligado aos pescadores da cidade com muitas postagens, será que vai celebrar o potencial fim da atividade pesqueira com a carne de peixe de verdade se um dia a startup Sustineri, sediada no Rio de Janeiro, abrir uma filial ou centro de pesquisas em Florianópolis? Fica o questionamento.

Veja também

Bill Gates quer que países ricos consumam apenas carne sintética

Carne sintética desafia pecuaristas americanos

Leite artificial quer acabar com a pecuária leiteira mundial

Posts relacionados