Agricultores começam 2024 protestando na França

protestando na frança

Depois da Alemanha, França entra na rota das grandes manifestações agrícolas européias

Centenas de tratores estão nas ruas e estradas importantes da França neste início de 2024. Organizados por sindicatos como o FNSEA (Fédération nationale des syndicats d’exploitants agricoles).

As pautas, segundo a FNSE, são as seguintes:

A DIGNIDADE DOS AGRICULTORES NA PRÁTICA

A crise é moral. Os agricultores sentem-se abandonados pela falta de ambição e clareza das políticas públicas. Um sentimento reforçado por óbvias inconsistências nas regulamentações, como o desejo demonstrado no planejamento ecológico de produzir mais biomassa e ao mesmo tempo eliminar os meios de produção… Incompreensível! Além disso, embora em tempos de crise os agricultores obtenham frequentemente o apoio do público em geral, são geralmente alvo de fortes críticas. Isto provoca um sentimento generalizado de desconforto e falta de consideração pela profissão que não pode permanecer ignorado.

REMUNERAÇÃO JUSTA PELO SEU TRABALHO

A remuneração justa é essencial para promover o trabalho dos agricultores e dar-lhes perspetivas e clareza sobre o futuro. Este problema de longa data deve encontrar a sua resposta na aplicação plena e completa das leis EgAlim e no seu estado de espírito, construindo o preço para a frente. Contudo, passados ​​mais de cinco anos da promulgação da primeira lei, os sinais enviados poucos dias antes do final das negociações comerciais, nomeadamente neste período de inflação, são prejudiciais à implementação do EgAlim. Há uma necessidade urgente de fazer cumprir a lei. Esta é uma condição sine qua non para responder ao desafio demográfico na agricultura. Além do respeito pela EgAlim, espera-se que a consistência global garanta esta remuneração justa.

A NECESSIDADE DE RESTABELECER CONDIÇÕES DE PRÁTICA ACEITÁVEIS

A acumulação de padrões diários é acompanhada por um questionamento permanente dos meios de produção. Questiona o desejo dos nossos líderes de ter uma reflexão real sobre a soberania alimentar do país e do continente. Isto deve ser acompanhado de escolhas estratégicas. É urgente dar aos agricultores espaço para respirar para que possam levar a cabo o seu projecto. Um modelo agrícola leva muito tempo. É imperativo que os quadros administrativos e regulamentares tenham em conta esta temporalidade. O sucesso da agricultura francesa e as transições que ela deve realizar estão em jogo. Por fim, os agricultores esperam decisões condizentes com os discursos. São tomadas demasiadas medidas sem coerência com os objetivos atribuídos.

 

Protestos na cidade de Toulouse no dia 16 de janeiro de 2024.

 

Bloqueio de estrada no dia 23 de janeiro de 2024.

A fúria dos agricultores

No geral, os agricultores franceses compartilham de problemas sentidos também por colegas de outros países da Europa. Limitações extremas no modo de trabalho (proibição de produtos, limitação de emissões e área plantada), concorrência de produtos importados (inclusive do Brasil) e preços muito baixos frente aos custos de produção. Toda esta inquietação deverá orientar o resultado das urnas na próxima eleição importante da França em 2027. Até lá, o público francês verá muitos tratores nas ruas.

Protestando na França: veja também

Agricultores ameaçam bloquear Paris enquanto aguardam resposta do governo sobre reivindicações

Posts relacionados