Governo corta a internet para controlar protestos de agricultores na Índia

governo corta a internet




governo corta a internet

 

Para tentar dificultar a organização dos agricultores, governo corta a internet no estado de Haryana, próximo da capital da Índia, Nova Déli.

No Dia da República, 26 de janeiro, agricultores organizados por sindicatos e partidos de esquerda (em especial o Partido Comunista da Índia) levaram os tratores para a capital e os protestos foram marcados por brigas, tratores avançando nas barricadas da polícia, a polícia batendo de volta nos manifestantes e até uma morte: um homem capotou o trator ao avançar contra policiais. Mas os protestos continuam e novos grupos seguem para a capital.

 

tatuagem de trator

Curiosidade: jovens agricultores indianos que participam dos protestos estão fazendo tatuagens de trator, como símbolo de luta pelos direitos.

 

Chuva de Fakenews

As fakenews estão ajudando a tornar a situação incontrolável. As notícias falsas que correm a internet por lá misturam vídeos antigos aos atuais das manifestações, mostram ações da polícia como se fossem de agora e até celebridades que algum dia fizeram foto ao lado de um trator são mostradas agora como apoiadoras dos protestos, dando endosso às causas. Foi o caso com Mahendra Singh Dhoni, famoso jogador de cricket da Índia.

Pessoas físicas e até jornalistas já estão encarando processos por publicações de fakenews. Uma delas acusava a polícia pela única morte do protesto, quando um vídeo posterior mostrou que a vítima, Navreet Singh, morreu ao capotar o próprio trator depois de avançar em uma barricada. Ele era recém-casado e morador da Austrália. Voltou para a Índia justamente para casar, mas resolveu de última hora participar das passeatas.

Governo Corta a Internet

Segundo o site News18, o governo cortou a internet em 17 dos 22 distritos do estado de Haryana, além das regiões de Sonipat, Palwal e Jhajjhar.

Além do quebra-pau já ocorrido na capital, as caravanas de agricultores estão brigando com as populações locais das cidades por onde passam. Entra a polícia e tudo piora, ao estilo do país: surra de bastão e ataques de espada.

 

Posts relacionados