Tratoraço na Índia: agricultores preparam o maior protesto na história

tratoraço na índia




Os agricultores estão prometendo um grande tratoraço na Índia para o próximo dia 26 de janeiro, data nacional do país quando festejam o Dia da República, ou R-day.

Em 26 de janeiro de 1950, a atual constituição da Índia entrou em vigor. No mesmo dia, em 1930, foi declarada a independência (conhecida como Purna Swaraj), deixando o país livre do domínio britânico. É uma dupla comemoração.

Protestos menores considerados “ensaios” para o grande dia já são organizados em diversas regiões, com a saída destes locais programada para os dias 20 e 21, rumo à capital, Delhi.

Tratoraço na Índia – os motivos

Nós já contamos aqui no Blog do Farmfor sobre esta instabilidade na Índia, causada por reformas do governo que pretendem mudar subsídios agrícolas e quebrar monopólios do governo. Relembre em Agricultores vão para as ruas na Índia contra as reformas do Governo, publicado em novembro de 2020.

Há uma briga na justiça tentando barrar o protesto neste dia, já que entra em conflito com as comemorações nacionais previstas para a área central da cidade. Os agricultores (e os sindicatos) prometem não atrapalhar, deixando um número estimado em 25 mil tratores protestando apenas na periferia.

Curiosidade

A página do Farmfor no Facebook (se você ainda não segue, faça o favor) costuma receber diversas mensagens de agricultores da Índia, pedido ajuda na divulgação dos protestos.

Veja também

Farmer unions build up for Republic Day tractor parade with village-level rallies 

AAP to join Jan 26 tractor parade ‘as a farmer’: Bhagwant Mann

Posts relacionados