Método inovador para a produção de forragem hidropônica com sementes de cevada usa estufas de alta tecnologia e controle por computador
A empresa americana Fodder Group, fundada em 2006, desenvolveu um método altamente tecnológico para a produção de forragem hidropônica, sendo o carro chefe a variedade produzida com grãos de cevada.
Containers que funcionam como estufas recebem grãos em calhas e um sistema de irrigação e iluminação por LED complementa o trabalho, tudo controlado por computadores. Depois de 5 dias, o conteúdo das calhas está pronto para ser servido diretamente no cocho.
O processo da Fodder, quando comparado a outros que usam caixas, demonstram uma melhor fluidez no trabalho, do plantio até a distribuição aos animais. Além de bovinos, a forragem atende bem equinos, ovinos e até suínos. A forragem é produzida sem qualquer produto químico, defensivo ou fertilizante.
Forragem Hidropônica – Vídeo sobre o sistema (em inglês)
Para os curiosos com a informação nutricional, no quadro abaixo estão as especificações para a forragem de cevada. De outros produtos, neste link.
O sistema promete ser uma alternativa em alguns casos mais barata (na realidade americana) e garantia de fornecimento de parte da alimentação do gado pelo ano inteiro, bastando o acesso às sementes, água e energia.
Outros dados sobre a forragem hidropônica
Nos EUA, o custo fica em 10 centavos por kg de forragem. 1kg de grãos produz 5 kg de forragem de cevada. O produto servido não tem substrato; o próprio amontoado de sementes brota e vira um emaranhado de planta e raízes. É só tirar da calha e servir.
O sistema também recebe críticas, como a publicada neste site especializado.
Um sistema similar existe em Portugal. Confira neste vídeo do Youtube.