Criação de coelho – dicas rápidas sobre cunicultura

criação de coelho

criação de coelho

Criação de Coelho – Introdução

Criação de Coelho – os coelhos têm uma alta taxa reprodutiva em comparação com outros animais. Eles se tornam sexualmente maduros poucos meses após o nascimento e têm uma gravidez relativamente curta. Eles produzem ninhadas grandes e são os únicos que podem ser recriados imediatamente após o parto. Com um sistema de criação intensivo, uma fêmea pode ter 60 filhotes desmamados por ano. Essa criação intensiva não é recomendada, entretanto, para o iniciante e raramente é usada na produção comercial.

Cronograma de Reprodução

Ao configurar um sistema de criação para sua criação de coelhos, sua primeira consideração deve ser o propósito de criar coelhos. Se você está criando coelhos para comer carne, pode produzir o máximo possível de carcaças. Se você estiver mais interessado em mostrar coelhos, você pode querer ter apenas algumas ninhadas por ano e cronometra-los para fornecer estoque com a idade adequada para exibição.

Os cronogramas de criação de coelhos são geralmente baseados em intervalos de 7 dias para facilitar a manutenção de registros. Muitos produtores comerciais de coelhos reproduzem as fêmeas de 14 a 21 dias após o nascimento. Recomenda-se um cronograma de reprodução de 35 dias. Você pode encurtar o intervalo entre o nascimento e a reprodução à medida que ganha experiência. No entanto, os programas de criação intensiva podem aumentar o número de fêmeas abatidas anualmente devido ao “esgotamento”.

Não importa o cronograma de criação que você usa, sempre verifique as condições dos coelhos antes de acasalá-los. Não seria sensato acasalar uma fêmea novamente em más condições ou amamentando uma ninhada grande 21 dias após o parto, pois isso poderia afetar seu desempenho reprodutivo. Isso pode resultar em baixa fertilidade, uma pequena ninhada ou alta taxa de mortalidade nos filhotes produzidos. Certifique-se de que a fêmea está em condições de saúde aceitáveis ​​para limitar o risco de problemas potenciais. Quando possível, acasale várias fêmeas no mesmo dia ou alguns dias depois de uma da outra. O parto ocorrerá quase ao mesmo tempo (28 a 32 dias depois), o que tornará mais fácil a criação dos filhotes, se necessário. Deve-se esperar que as fêmeas produzam sete ou oito filhotes por ninhada, mas podem ocasionalmente ter ninhadas menores ou maiores, dependendo da raça específica do coelho.

 

coelhos cunicultura

Os machos maduros podem ser usados ​​diariamente para acasalamentos únicos por longos períodos sem afetar sua fertilidade. No entanto, se eles estão acostumados a cuidar de várias fêmeas em um ou dois dias, eles devem descansar por alguns dias antes de acasalar novamente.

Em grandes sistemas comerciais, um macho pode ser mantido para cada 10 a 15 coelhas, enquanto os pequenos produtores podem precisar de uma proporção macho para fêmea de 1 a 5 ou mesmo 1 para 2. Um programa de criação intensivo exigirá mais machos para atender o mesmo número de fêmeas do que uma programação de reprodução menos intensiva. Lembre-se de usar o mesmo macho com o mesmo faz durante a criação para garantir o pedigree correto.

Idade para procriar

Diferentes raças de coelhos atingem a maturidade sexual em diferentes idades. As raças menores tornam-se sexualmente maduras mais cedo do que as raças maiores. Raças pequenas (como a polonesa) podem ser criadas com 4 a 5 meses de idade. Raças médias (por exemplo, New Zealands e Californians) tornam-se sexualmente maduras aos 6 a 7 meses de idade. As raças gigantes (como o Gigante Flamengo) devem ter pelo menos 7 meses de idade ao cruzar. As fêmeas de todas as raças de coelhos atingem a maturidade sexual mais cedo do que os machos. Isso significa que o faz pode ser colocado em produção antes de dólares de idade semelhante.

Acasalamento

Quando se tornam receptivos ao acasalamento, eles geralmente mostram sinais de estarem no cio. Eles podem agir inquietos, esfregar o queixo em recipientes de comida e água ou outro equipamento e mostrar desejo de se juntar a outros coelhos. A vulva (órgão genital externo da fêmea) das fêmeas prontas para acasalar é levemente inchada, úmida e de cor avermelhada e arroxeada. Uma vulva pequena, seca e pálida (esbranquiçada) significa que a fêmea não está pronta para procriar. A fêmea também pode “apresentar-se” e deitar-se de bruços ou levantar o rabo ao ser tocada, se estiver no cio. Antes de qualquer tentativa de acasalamento, examine o macho e a fêmea para ter certeza de que estão em boas condições e livres de doenças e ferimentos.

Sempre leve uma fêmea para a gaiola do macho para acasalar. As fêmeas são territoriais, e outro animal colocado em sua gaiola pode fazer com que ela fique na defensiva. Além disso, se um macho for colocado em uma gaiola estranha, ele pode passar muito tempo farejando a gaiola antes de cruzar. Quando uma fêmea pronta para o acasalamento é colocada com um macho experiente e ativo, o acasalamento deve ocorrer quase imediatamente. É claro que acasalar animais jovens inexperientes pode exigir mais tempo do que acasalar criadores experientes. Na conclusão do ato de acasalamento, o macho geralmente cai para trás ou para o lado.

Alguns criadores de coelhos permitem que o macho acasale com a corça duas vezes antes de devolvê-la à gaiola. Outros preferem levar a fêmea de volta ao mesmo macho para um segundo acasalamento 8 a 12 horas após o primeiro acasalamento. Certifique-se de registrar a data de todos os acasalamentos para se preparar para os gravetos (como colocar uma caixa-ninho na gaiola da corça) no momento adequado.

carcaça de coelho

Freqüentemente, uma fêmea se recusa a acasalar. Quando isso acontecer, experimente com outro macho ou coloque-a de volta na gaiola e tente novamente em 2 a 4 dias. Não deixe uma fêmea sozinha na gaiola de um macho. Um macho agressivo e uma fêmea não receptiva deixados sozinhos podem machucar um ao outro. Em alguns casos, pode ser necessário conter uma fêmea para o acasalamento. Faça isso segurando a fêmea pelos ombros com uma das mãos. Coloque a outra mão sob o corpo dela, entre as patas traseiras (isso eleva os quartos traseiros à altura normal para o serviço) e mova a cauda para cima ou para um lado. A maioria dos dólares se adaptará prontamente a essa assistência do criador de coelhos.

Problemas de reprodução na criação de coelho

Os coelhos costumam apresentar um declínio natural na produtividade durante o final do verão, outono e início do inverno. A recepção e a taxa de concepção podem diminuir durante este período. Selecionar criadores de estoque que produz bem o ano todo ajudará a garantir uma boa produção durante este período.

A exposição a temperaturas acima de 29 ° C por 5 dias consecutivos pode causar esterilidade temporária em dólares. Os machos velhos tendem a ser mais suscetíveis ao calor do que os mais jovens e podem permanecer estéreis por 60 a 90 dias. Para ajudar a reduzir a esterilidade masculina devido ao clima quente, mantenha os machos reprodutores na parte mais fresca da coelheira e acasale-os com frequência.

Pseudogravidez (falsa gravidez) é uma condição em que uma fêmea parece estar grávida, mas não está. Isso pode resultar de um acasalamento estéril ou de estimulação física, como ser montado por outro coelho, que causa uma resposta fisiológica na corça, semelhante à gravidez. Durante a pseudogravidez, que dura cerca de 17 dias, a fêmea não se reproduz. Ela também pode construir um ninho, mesmo que não esteja grávida. Embora a condição seja normal e não seja prejudicial à fêmea, ela atrasará a procriação.

Outro problema reprodutivo comum na criação de coelho ocorre quando não consegue conceber após o acasalamento. Isso geralmente ocorre porque eles estão acima do peso ou estiveram fora de produção por um longo período. Grãos com excesso de peso também podem representar um problema porque tendem a ser preguiçosos e não têm libido (desejo sexual). Má condição física, idade avançada, doenças, lesões e nutrição inadequada são outros fatores que podem causar problemas reprodutivos. Como criador de coelhos, você deve se esforçar para manter seus animais reprodutores em boas condições, ativos e saudáveis ​​para o melhor desempenho reprodutivo.

Fonte: adaptado de Rabbit Tracks: Breeding Techniques and Management (Michigan State University)

Criação de coelho – veja também

Cunicultura, a criação de coelhos

Posts relacionados