É fake! Vídeo de parreirais com fogueiras não é de Bento Gonçalves

bento gonçalves

A Serra Gaúcha proporciona as mais belas imagens para os seus habitantes e turistas, mas um vídeo que estão compartilhando nas redes não tem relação com o Rio Grande do Sul

Um vídeo noturno de parreirais em uma região de montanhas com várias fogueiras em latões está viralizando nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Quem posta alega ser de Bento Gonçalves, na serra Gaúcha. Não é.

Trata-se de um vídeo da região de Chablis, na França, com milhares de fogueiras para proteção dos vinhedos contra o frio do mês de abril por lá.

Como o assunto “frio” ganhou força com as temperaturas negativas previstas para a época no Rio Grande do Sul, o vídeo se espalhou rápido na redes com sendo de Bento Gonçalves, região com paisagens parecidas e também produtora de uvas e vinhos. A prática é bem comum na Europa para a proteção dos vinhedos em temperaturas extramas, combinada com irrigação. Alguns produtores praticam este tipo de proteção para pomares aqui no Brasil, claro. Mas o vídeo, desta vez, é Europeu.

chablis fogueiras

Em abril, as fogueiras de Chablis foram notícia no site da BBC. Confira neste link.

Um toque final: em um dos vários compartilhamentos (até mesmo em páginas de emissoras de rádio) o post declarava ser da noite passada em Bento. Um detalhe chamava a atenção, já que a lua do vídeo nem de perto é a mesma desta época.

Posts relacionados