Vírus RHDV2 está matando coelhos nos Estados Unidos

vírus RHDV2

Vírus que causa a Doença Hemorrágica dos Coelhos se espalhou pelo país e tem uma taxa de mortalidade de 90%

A Doença Hemorrágica dos Coelhos está matando animais nos Estados Unidos, com casos registrados nos estados do Novo México, Colorado, Arizona, Texas, Califórnia e Nevada. O vírus RHDV2 vem da China e pode ter entrado nos EUA através de animais importados.

O vírus RHDV2 ataca coelhos selvagens, lebres e Ochotonas (conhecidas por lá também como pikas). A mesma cepa do vírus também atacou na França em 2010 e no estado de Ohio em coelhos domésticos. A mortalidade do vírus chega a 90%.

O vírus se alastra de forma alarmante: pelos próprios animais, couro, carne eaté por insetos que entraram em contato com os animais infectados. Na natureza, o vírus sobrevive por meses em condições de baixa umidade. Os coelhos que pegam a doença não apresentam sintomas e simplesmente caem mortos.

Típica loja de animais americana. Foto: Universidade da Flórida.

A notícia boa é que já existe vacina, um alívio para uma indústria bilionária nos Estados Unidos, especialmente no segmento pet, com um “rebanho” de 6,7 milhões de animais nos lares americanos e incontáveis soltos na natureza.

Veja também

Cunicultura – maiores produtores mundiais de carne de coelho.

Posts relacionados