Empresa usou criança em comercial vegetariano de TV para, segundo os produtores, demonizar a atividade pecuária
A Tesco, uma das maiores cadeias de supermercados do mundo, lançou um comercial de TV no Reino Unido para promover sua linha de produtos vegetarianos. Na peça, uma criança fala para o pai que não quer mais comer animais.
Grupos de agricultores, entidades e sindicatos fornecedores da Tesco reagiram negativamente. Organizados, escreveram uma nota para a empresa exaltando preocupação com a demonização do setor, conotações negativas para os produtores rurais.
O produto promovido pelo comercial trata-se da “All Change Casserole“, com salsichas sem carne:
Comercial Vegetariano: as reações
Alguns consumidores também encheram a empresa de reclamações nas redes sociais. Um deles foi para o Twitter dizer “Sinto muito Tesco, se vocês vão usar uma criança para me deixar culpado por comer carne, então eu vou mudar para a Asda (concorrente)”. Outro diz que se recusa a comprar na Tesco, até que eles removam o comercial que promove lavagem cerebral para que as pessoas não comam mais carne.
A União Nacional dos Agricultores do Reino Unido (NFU) reforça ainda que certos segmentos da população, especialmente meninas adolescentes, não estão comendo alimentos de qualidade, com vitaminas e minerais. E que é vital o esclarecimento para que não sejam criadas visões distorcidas sobre o que é uma dieta adequada.
A Tesco atua no setor supermercadista britânico desde 1919, tem 6784 lojas e um valor de mercado de 24 bilhões de dólares. Após a década de 90, a empresa ampliou a atuação para diversos países, incluindo a China e Estados Unidos, atuando também em outros mercados como financeiro e telecomunicações.
Seus principais concorrentes no Reino Unido são a rede Sainsbury’s, Asda, Morrisons e Aldi.
Mais informações no site Farming UK (em inglês).
Leia também: Ativista vegano quase morre enforcado em abatedouro de patos.