Chollima, o trator da Coréia do Norte

Chollima

O regime totalitário de Kim Jong-un fabrica os próprios tratores desde os anos 50, em um complexo construído logo após a Guerra da Coréia

 

Logo após a Guerra, a Coréia do Norte começou a remontar suas indústrias. Em 1954, nasceu a fábrica da Kunsong, complexo industrial responsável pela fabricação do trator Chollima (e dizem que de lá saem também algumas armas pesadas para o regime). O primeiro tratorzinho tinha 28 hp.

Chollima significa “Cavalo de Mil Milhas” e o nome vem da mitologia chinesa. Na realidade, a expressão nomeava todo um movimento de reconstrução do país no pós-guerra e também foi usada para batizar o trator.

 

Chollima T-28.

 

Voltando aos tratores, o modelo 28 era uma cópia de um trator soviético, o Vladimirets T-28. Sua fabricação de fato começou em 1958. Tinha motor diesel de dois cilindros, refrigeração a ar, PTO e engate de três pontos. Os felizes proprietários faziam até cabines de madeira para suportar o clima norte-coreano. Nos anos 80, foi tentado um “upgrade” no velho Chollima, com sua “versão 2000”, mas sem sucesso pela falta de capacidade de produção. Os coreanos então começaram a reformar os velhos T-28 e devolver para o mercado versões melhoradas do clássico.

 

chollima 2000

Chollima 2000

 

Nos dias atuais, a Coréia do Norte mantém uma linha de tratores que dizem ser na realidade importada da China (chamam de Chollima 804) e esta por sua vez ter desenvolvido uma versão de tratorzinho altamente inspirada na New Holland. Para o bom entendedor, meio trator basta.

 

King Jon-un em pessoa, na fábrica dos Chollimas. Via Explore DPRK.

 

A FAO viu o Chollima

Em 2011, um relatório da FAO sobre uma inspeção técnica realizada no país mostrou a falta de mecanização, a precariedade do Chollima e demais problemas agrícolas da Coréia do Norte. Acesse, na íntegra, aqui (em inglês).

 

Veja também

Agricultores norte-coreanos estão roubando fezes para fertilizar as lavouras

Posts relacionados