Big Bud, o maior trator do mundo, está de volta

Big Bud

Quarenta anos depois do seu lançamento, Big Bud – o maior trator do mundo – está de volta e quer reconquistar as lavouras da América

 

Nós já contamos essa história algumas vezes aqui no Farmfor: O Big Bud foi construído por encomenda no final dos anos 70, para uma fazenda de algodão na Califórnia, onde ficou em serviço durante 11 anos. Depois, atravessou o país e trabalhou até 1997 na Flórida. De volta ao estado de origem, trabalhou em uma propriedade até 2009 e virou peça de museu.

Pois o gigante está de volta, relançado oficialmente no mês de março em uma feira em Las Vegas, pelas mãos da Big Equipment Company  e da Rome Agriculture Company. Os fabricantes estão de olho no mercado de construção civil e grandes agricultores com gosto pelo visual antigo, pela durabilidade e pela robustez não encontrada em modelos comerciais. Lembrando que o Big Bud é praticamente um trator artesanal, feito por encomenda.

 

big bud

 

O monstro de 31 toneladas é uma versão modernizada e compacta do velho Big Bud dos anos 70. O modelo antigo tinha 48 toneladas sem contar o tanque de 3800 litros e os pesos. A nova versão é feita principalmente com peças da área de equipamentos para mineração da Caterpillar, incluindo o motor de 18 litros que sai com algo entre 650 e 750 hp.

Talvez o maior apelo do novo trator seja a falta de componentes eletrônicos e computadores complicadíssimos, que travam a operação em alguns problemas e deixam o agricultor na dependência de assistência técnica. Aliás, é uma briga crescente entre os agricultores e os grandes fabricantes que também já comentamos aqui em A briga entre agricultores e a John Deere virou documentário, texto de 2018.

 

big bud

No novo Big Bud, a cabine será da AGCO.

 

Em entrevista ao site americano Cowboy State Daily, os responsáveis declararam que o modelo exposto em Las Vegas é um protótipo, mas o fabricante já tem diversos chassis montados e aguarda a conclusão das obras da nova fábrica. Com tudo pronto, o Big Bud voltará reformado (mas não muito) para os campos do mundo. Brutalidade sem os “empecilhos” da tecnologia moderna.

Veja também: Novo Big Bud em vídeo recente

Big Bud na edição 2023 da Farm Progress Show

Posts relacionados