O famoso componente da cerveja entra como alternativa ao uso da maconha na extração do produto
O canabidiol é um remédio feito à partir da planta da maconha. O medicamento ganhou fama nos últimos anos por ter efeitos benéficos no tratamento ou alívio de sintomas em doenças neurológicas como epilepsia. Como é um derivado da maconha, existem diversas complicações legais para a a sua comercialização.
Vale lembrar que o canabidiol é um dos componentes da planta e não tem o efeito alucinógeno do tetrahidrocanabinol (THC). Saiba mais sobre estas diferenças neste site.
A empresa Isodiol, da Califórnia, é uma tradicional fabricante de produtos derivados da maconha e quer inovar. Seus pesquisadores desenvolveram uma forma de extrair canabidiol do lúpulo, tradicional componente das cervejas. As plantas são “parentes” e ambas possuem o componente.
Estima-se que o mercado mundial para produtos à base de canabidiol chegue aos 20 bilhões de dólares em 2020. É muita grana para lidar com uma única matéria-prima sujeita a instabilidades políticas como é a maconha.
A planta
Não é fácil produzir lúpulo no Brasil. Importamos quase tudo da Alemanha e dos Estados Unidos, mas algumas experiências estão em pleno desenvolvimento, como mostrou esta bela reportagem no site do Globo Rural.
Saiba mais (em inglês) no site Inverse.