Bolsonaro quer perdoar dívidas do Funrural, segundo ministra

Funrural

Declaração favorável a anistia foi dada em entrevista de rádio para emissora gaúcha

A ministra da agricultura Tereza Cristina deu entrevista para o programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha de Porto Alegre, RS, declarando que o governo Jair Bolsonaro está estudando o perdão das dívidas dos agricultores com o Funrural. Este perdão implicaria em um impacto de 17 bilhões de reais nas contas públicas.

Quando indagada sobre o Funrural, a ministra respondeu:

Estávamos falando sobre a urgência que estava para ser aprovada no Congresso, e foi, e depois se trabalhou na prorrogação dos prazos, que terminaram em 31 de dezembro. O governo anterior não fez (a prorrogação), teve impedimentos legais para isso, porque entrava no mandato do novo presidente e não pode ser prorrogado até 30 de março, o que era pedido. Hoje, o Bolsonaro tem se posicionado a favor de fazer o perdão da dívida. Existe um grupo estudando porque tem que estar no orçamento. Tem que ter alguma coisa no orçamento para que o Funrural possa fazer essa redução.

Sobre a expansão para outros setores, complementou:

Com certeza. Isso aí a AGU deve estar estudando para passar para o presidente. Inicialmente se faria uma nova prorrogação para que desse tempo deste estudo. Não é uma decisão do Executivo sozinho, porque isso é orçamento. Precisa saber como deve ser feito, se vai ser uma medida provisória e encaminhar ao Congresso. Aí é o Congresso que precisa entender que é uma pauta importante do agronegócio brasileiro e votar a favor. E o presidente com certeza não vetará. Se ele mandar a medida provisória é porque ele tem certeza que não esbarrará na Lei de Responsabilidade Fiscal. A gente ainda precisa saber detalhes, estamos acompanhando.

A entrevista completa está disponível no site Gaúcha ZH.

Posts relacionados