herbicida digital

Sistema que mata ervas daninhas com choques elétricos foi desenvolvido por empresa da Suíça e incorporado na linha de agricultura de precisão da Case IH

O XPower foi desenvolvido pela Zasso Group (que já é conhecida no Brasil pelos sistemas de capina elétrica) e mata as plantas que estiverem ao seu alcance através de descargas elétricas. Um equipamento com “alternadores” converte a energia mecânica em elétrica e queima as ervas daninhas em um sistema controlado com câmeras e sensores, tudo conectado com ISOBUS III.

O Xpower – apelidado também de herbicida digital – foi premiado com a medalha de bronze pela SIMA 2019, feira agrícola que é realizada na França.

O sistema promete ser mais eficiente, econômico e prático que o manejo mecânico e ter o mesmo desempenho do químico, sem os custos ambientais. A descarga (entre 5000 e 15000 volts) destrói as plantas das folhas até as raízes. A largura de trabalho fica entre 1,2 e 3 metros e o consumo de diesel pode chegar em 30 litros por hectare, dependendo da vegetação. Só existe um problema: não é recomendado o uso com umidade ou orvalho.

https://www.youtube.com/watch?v=-3oWexcBuko

O sistema em ação, ainda com a marca Zasso. O XPower não tem preço divulgado.

Posts relacionados