Sem trator, este robô canadense planta sozinho e estará no mercado em 2018.



Uma plantadeira sem trator, trabalhando no campo de forma totalmente autônoma. Esta é a DOT Seed Master, produzida por pesquisadores canadenses e que estará no mercado em 2018, para 6 produtores selecionados como early adopters do sistema.

Entre as promessas, além da óbvia revolução na forma de trabalho, estão economia de combustível, emissões, maior precisão no plantio e a possibilidade de usar o mesmo motor como unidade de força para outros maquinários "em forma de robô". Não abandonem o post, tem vídeo no final!



















A DOT consegue detectar obstáculos pelo caminho em uma distância de até 100 metros, através de múltiplos sensores LIDAR. Um motor Cummins de 164hp montado em um chassi no formato de "U" encaixa na parte dedicada ao plantio e fornece energia para todo o equipamento.

O planejamento do plantio, a operação do sistema e o processamento das informações são todas realizadas através de computadores, via rede sem fio. O robô pesa quase 4 toneladas e 9 metros de largura. A versão atual tem a capacidade de trabalhar ainda como pulverizador, tanque graneleiro e rolo faca.

Baixe aqui o pdf da DOT Seed Master.