Orvalho de Deus, inspiração de Israel nos planos de Bolsonaro

Orvalho de Deus

Empresa israelense desenvolve produto simples que capta a água do orvalho, inspirada nas técnicas milenares da região

 

Veja também: Tikad, o drone que atira.

 

Os antigos habitantes da região onde hoje fica Israel já eram mestres na arte de coletar água do orvalho, utilizando pedras. Uma empresa do país resolveu modernizar esta técnica e desde 2009 produz um equipamento simples e barato: uma bandeja de plástico com ranhuras que coleta o orvalho e leva até o centro da planta.

A mãe da ideia moderna é a empresa Tal-Ya Water Technologies, produtora da bandeja que custa menos de um dólar e traz inúmeros benefícios além da irrigação simplificada, como a eliminação de ervas daninhas no entorno da planta onde a bandeja é instalada. Para sobreviver ao sol, a bandeja de plástico recebe aditivos (entre eles o alumínio) e proteção UV, resistindo ao sol e variação extrema de temperatura.

 

Orvalho de Deus em vídeo

 

 

O nome da empresa, Tal-Ya, significa Orvalho de Deus em hebraico. O projeto pode ser uma das inspirações do discurso do candidato Jair Bolsonaro em seus planos para a recuperação do nordeste e autonomia para o homem do campo naquela região.

Segundo o site da empresa, as soluções para captação de orvalho na irrigação já são usadas nos Estados Unidos, Chile, China, Georgia, Sri Lanka e, obviamente, Israel. Não existe representante no Brasil.

 

Saiba mais

Os planos de Bolsonaro para a agricultura.

Os planos de Haddad para a agricultura.

 

Posts relacionados