Nipah Virus mata dois na Índia e coloca autoridades em alerta

nipah virus

Vítimas do Nipah Virus são de Kerala, no sul da Índia, distrito que tem surtos da doença desde 2018

A Índia está passando por um novo surto do Nipah virus no sul do país. Em Kerala, 4 pessoas foram contaminadas, incluindo duas mortes. Os governo local está agindo rapidamente na situação com isolamento das áreas, testagem e caça aos possíveis causadores da doença.

A primeira vítima, um homem de 47 anos, morreu no dia 30 de agosto.

O Nipah (NiV) é um vírus que pode ser transmitido de animais silvestres ou domésticos para humanos e seu hospedeiro natural é o morcego-das-frutas. Os infectados variam de assintomáticos até os que apresentam doenças respiratórias graves e encefalite. A mortalidade está entre os 40 e 75% ou mais. Não há tratamento ou vacina para humanos ou animais.

Nipah Virus e a suinocultura: o primeiro surto em 1999 na Malásia provocou o abate sanitário de 1 milhão de suínos.

 

O Nipah até hoje só “atacou” na Ásia, com o primeiro surto no final dos anos 90 envolvendo uma granja de suínos na Malásia, no vilarejo de Sungai Nipah. Outros eventos ocorreram em Bangladesh, Índia, nas Filipinas e em Singapura. Nós comentamos aqui no site sobre o surto ocorrido na Índia em 2021, confira aqui.

 

Mais sobre o Nipah

Notícias da Índia em jornal local, aqui e aqui.

Factsheet on Nipah virus disease (European Centre for Disease Prevention and Control)

 

Relembrando o Surto de Nipah na Malásia (1998-1999)

 

  1. Origem do Vírus: O vírus Nipah é transmitido de morcegos frugívoros para humanos, geralmente através de animais intermediários, como porcos. O surto de Nipah na Malásia em 1998-1999 teve origem em morcegos frugívoros, que infectaram porcos, que então transmitiram o vírus aos humanos.
  2. Transmissão para Humanos: O vírus Nipah causa uma infecção respiratória aguda e sintomas neurológicos graves, incluindo encefalite. A transmissão para humanos ocorreu principalmente por meio do contato próximo com porcos infectados ou produtos derivados de porcos.
  3. Impacto na Saúde Pública: O surto de Nipah na Malásia foi devastador em termos de saúde pública. Causou mais de 100 casos humanos com uma taxa de mortalidade de aproximadamente 40%. A rápida disseminação do vírus e a alta taxa de mortalidade criaram um clima de temor generalizado.

Impacto na Suinocultura Local:

  1. Abate em Massa de Suínos: Para conter a propagação do vírus, as autoridades da Malásia tomaram medidas drásticas. Isso incluiu o abate em massa de porcos em fazendas suspeitas de estarem infectadas. Cerca de um milhão de suínos foram sacrificados, causando perdas financeiras significativas para a indústria suinícola local.
  2. Medidas Preventivas: O surto de Nipah levou a uma reavaliação das práticas de manejo na suinocultura. As autoridades implementaram regulamentos mais rigorosos e diretrizes de biossegurança para minimizar o risco de futuros surtos. Isso incluiu medidas como a proibição de criar porcos próximos a pomares de frutas, onde os morcegos frugívoros são mais comuns.
  3. Desconfiança dos Consumidores: O surto afetou a confiança dos consumidores em relação à carne suína, levando a uma queda na demanda por produtos suínos no mercado local. A indústria levou um tempo significativo para se recuperar totalmente da crise.
  4. Lições Aprendidas: O surto de Nipah na Malásia destacou a importância da vigilância de doenças zoonóticas (doenças transmitidas entre animais e humanos) e da implementação de medidas eficazes de biossegurança na agricultura. Também ressaltou a necessidade de cooperação internacional na detecção e contenção de surtos de doenças emergentes.

Em resumo, o surto de Nipah na Malásia no final dos anos 1990 teve sérios impactos na saúde pública e na suinocultura local. Além das vidas perdidas e das consequências econômicas, o evento também trouxe à tona a importância de medidas rigorosas de biossegurança na agricultura e a necessidade de monitorar e responder a doenças zoonóticas de maneira eficaz.

Posts relacionados