Maior bomba d’agua do mundo fica na Holanda

Maior bomba

Bomba de 5364 hp é usada em dupla para evitar inundações na região de Amsterdam e já entrou para o Livro dos Recordes

A maior bomba d’agua do mundo é capaz de jorrar na saída a incrível marca de 60 mil litros de água por segundo e tem uma função nobre: evitar que a região de Amsterdam, na Holanda, seja alagada durante a maré alta.

Duas delas foram instaladas na estação de bombeamento IJmuiden, bem próximo ao litoral holandês. Mesmo com todo este sucesso, a bomba não tem um nome muito bonito, apenas o fabricante e um número – Pentair Fairbanks Nijhuis HP1-4000.340. De diferente mesmo só o tamanho, já que a tecnologia é velha conhecida bomba de hélice.

Bomba de Irrigação

Para efeitos de comparação, o maior canhão de irrigação da empresa americana Nelson foi projetado para trabalhar com um fluxo de até 275 metros cúbicos por hora. A gigante holandesa bombeia este valor em menos de 5 segundos.

O site Pressure Washr fez alguns cálculos sobre a capacidade da bomba. Ela seria capaz de encher o Airbus A380 (não os seus tanques e sim o volume interno total) em 18,9 segundos, encher uma hipotética mangueira de jardim ao redor do Equador em 1 minuto e 25 segundos ou a maior mina aberta do mundo (Kennecott Copper Mine) em 2 anos e 54 dias. Confira outros cálculos comparativos no site.

A bomba entrou para o Guiness (Livro dos Recordes) em 2004, na categoria “Most Powerful Water Pump“.

Veja também

Holanda inaugura primeira fazenda flutuante para gado leiteiro do mundo.

Posts relacionados