Irlandeses consideram trabalho agrícola o mais perigoso do país

trabalhador agrícola

Entre 2013 e 2022, acidentes com vítimas fatais no campo foram 40% dos registrados no país, enquanto trabalhadores agrícolas respondem por 6% dos trabalhadores irlandeses

Trabalhar com agricultura não é para qualquer um, em qualquer lugar do mundo. Na Irlanda, o responsável pela segurança no Ministério da Agricultura, Alimentação e Pesca, Martin Heydon, declarou em evento recente do setor que a segurança na propriedade agrícola é um dos problemas críticos enfrentados hoje no país e números de acidentes por lá são comparáveis aos dos países em desenvolvimento.

Destacando as estatísticas nacionais sobre segurança agrícola de 2013 a 2022, Heydon observou que a agricultura foi responsável por aproximadamente 40% de todos os incidentes fatais no local de trabalho, o que é extremamente desproporcional, dado que os agricultores representam apenas 6% da força de trabalho total.

Citando dados do Teagasc National Farm Survey sobre incidentes não fatais, ele disse: “Há aproximadamente 4.500 incidentes não fatais em fazendas todos os anos e eles recebem muito menos foco na mídia ou nos comentários”. No entanto, observou ele, que este número elevado é um grande motivo de preocupação.

 

Foto: TEAGASC.

Trabalho agrícola perigoso na Irlanda

No ano de 2020, ocorreram 4523 acidentes nas propriedades irlandesas, sendo 88% deles com o operador principal e o restante com membros da família.

A ovinocultura foi responsável ​​por 37% dos acidentes de trabalho notificados, seguidas pelas propriedades leiteiras (25%), gado de corte (14%) e gado leiteiro e lavoura (12%).

Mais de metade dos acidentes agrícolas envolveram gado (52%), com mais um terço relacionado com tropeções e quedas (32%). Do restante, 13% envolveram veículos e máquinas agrícolas, com mais 3% de acidentes especificamente associados a edificações agrícolas.

A maioria dos acidentes agrícolas ocorreu em currais (58%), 29% em edifícios agrícolas, 12% em campos e 1% em estradas agrícolas.

Veja também

Irish farms the most dangerous workplace by some distance

Posts relacionados