Ecorobotix ARA, um pulverizador de alta precisão

ecorobotix

Equipado com câmeras, o Ecorobotix ARA pulveriza exatamente onde é necessário, em um ambiente protegido

 

O pulverizador ARA da empresa Ecorobotix foi desenvolvido para oferecer o nível máximo em precisão na pulverização. Com sensores e câmeras, controla uma rede de 156 bicos espaçados 4cm. Todo o sistema – sensores e barras – ficam protegidos dentro de “casulos”. De arrasto, os tanques de água e produto são instalados na parte frontal do trator.

 

ecorobotix ARA

ARA: bicos de pulverização com espaçamento de 4cm. 

 

Os sensores, instalados no topo da cobertura.

 

A promessa do ARA

Segundo o site, o equipamento promete “pulverização de altíssima precisão de herbicidas, fungicidas, inseticidas ou fertilizantes líquidos – reduzindo utilização de produtos fitofarmacêuticos em até 95%. ARA é a solução comprovada para cumprir rigorosas regulamentações ambientais e aumentando a rentabilidade da agricultura“.

Mais informações

São 6 metros de barra com uma precisão de quadrados com 6x6cm, capazes de tratar 96 hectares em 24 horas em uma velocidade máxima de 7 km/h. O equipamento é todo gerenciado por tablet, com perfis programados para cada tipo de cultura e um banco de dados de imagens que identifica dezenas de culturas e invasoras.

A Ecorobotix diz que pode melhorar em até 30% o resultado financeiro na aplicação, de acordo com a propriedade, reduzindo em 95% o uso de produtos. O retorno do investimento em até 4 anos.

 

 

Este tipo de equipamento está na mira de investidores, com a criação de regulações ambientais cada vez mais pesadas, especialmente na União Européia, sobre o uso de defensivos e combustíveis. Mas a ideia não é tão nova, presente em equipamentos experimentais ou já estabelecidos como o See & Spray da John Deere. No passado, sistemas assim detectavam a cor da planta para ligar somente um bico e aplicar o produto no alvo. Hoje em dia são câmeras ligadas a computadores que reconhecem e identificam a planta.

Veja também

Robôs darão prejuízo para as empresas de herbicidas

Posts relacionados