Sistema desenvolvido pela empresa DeepMind usa dados meteorológicos e Inteligência Artificial para atingir 89% de acerto na previsão de chuvas
A empresa DeepMind desenvolveu um novo sistema com Inteligência Artificial para prever chuvas com duas horas de antecedência, usando diversos dados. A DeepMind fica em Londres, na Inglaterra e foi adquirida pelo Google em 2014.
Para chegar no nível de acerto (89%) e tempo para previsão de duas horas, o sistema analisa imagens de radar de alta resolução geradas em curtos intervalos de tempo. E com mais dados alimentando o software, mais cenários a Inteligência Artificial poderá criar para chegar na previsão. É a tecnologia chamada de Modelo Generativo. Quem quer se aprofundar na pesquisa pode acessar o paper do projeto neste link em inglês.
É como analisar milhares de vídeos com jogadores chutando a bola no gol de fora da área, até que o computador comece a adivinhar onde a bola vai entrar apenas vendo o chute em vídeos futuros, baseado em tudo o que já foi catalogado: posição do pé, força, vento e outras variáveis.
A cobertura da análise é de 1536 km X 1280 km em torno do radar que capta as imagens.
Os setores com maior potencial de benefício para o Nowcasting são a agricultura, eventos, aviação e segurança pública.
A Deepmind atua também em projetos para medicina, redes de computadores neurais e ficou famosa em 2016 quando seu software ganhou de um humano no jogo Go. A façanha virou até mesmo documentário na Netflix.
Veja também
Google Tel Aviv: um trator no vigésimo andar