Google será capaz de prever chuva com duas horas de antecedência Blog do Farmfor

Google será capaz de prever chuva com duas horas de antecedência

Sistema desenvolvido pela empresa DeepMind usa dados meteorológicos e Inteligência Artificial para atingir 89% de acerto na previsão de chuvas

 

A empresa DeepMind desenvolveu um novo sistema com Inteligência Artificial para prever chuvas com duas horas de antecedência, usando diversos dados. A DeepMind fica em Londres, na Inglaterra e foi adquirida pelo Google em 2014.

Para chegar no nível de acerto (89%) e tempo para previsão de duas horas, o sistema analisa imagens de radar de alta resolução geradas em curtos intervalos de tempo. E com mais dados alimentando o software, mais cenários a Inteligência Artificial poderá criar para chegar na previsão. É a tecnologia chamada de Modelo Generativo. Quem quer se aprofundar na pesquisa pode acessar o paper do projeto neste link em inglês.

É como analisar milhares de vídeos com jogadores chutando a bola no gol de fora da área, até que o computador comece a adivinhar onde a bola vai entrar apenas vendo o chute em vídeos futuros, baseado em tudo o que já foi catalogado: posição do pé, força, vento e outras variáveis.

google deepmind

A cobertura da análise é de 1536 km X 1280 km em torno do radar que capta as imagens.

Os setores com maior potencial de benefício para o Nowcasting são a agricultura, eventos, aviação e segurança pública.

A Deepmind atua também em projetos para medicina, redes de computadores neurais e ficou famosa em 2016 quando seu software ganhou de um humano no jogo Go. A façanha virou até mesmo documentário na Netflix.

Veja também

Google Tel Aviv: um trator no vigésimo andar

 


Receba nosso conteúdo no e-mail!

Nosso canal no Telegram é gratuito. Participe!

Telegram do Farmfor

Publicidade