Furacão ameaça espalhar esterco suíno em diversas cidades americanas

Furacão

Granjas de grande porte da Carolina do Norte com gigantescas lagoas de dejetos estão na rota do Furacão Florence, que poderá espalhar o conteúdo por uma vasta área

 

O Furacão Florence deverá passar por vários estados americanos por estes dias, levando destruição através de inundações e ventos fortes para muitas cidades. Uma região em especial merece um cuidado extra das autoridades: a zona rural em cidades da Carolina do Norte, segundo maior produtor de suínos dos Estados Unidos.

Várias propriedades possuem grandes lagoas com dejetos e a previsão é de até 760 mm de chuvas em uma semana, inundando estas propriedades e tudo o que estiver pelo caminho, fazendo com que a água se misture com o conteúdo das lagoas e espalhe doenças.

 

Vídeo fantástico sobre os efeitos do furacão, produzido pelo The Weather Channel, em inglês.

 

https://www.facebook.com/dantemetaphor/posts/10215697794785543?__xts__[0]=68.ARDXapdlh80yNYtKpvyF2BAGyeOP0fNyT6Py5WQDF-5cCA3x3LhTJAlM_jgFlgqwRuQ4zmXspctlGgFLforDu9goPCnnBLy1vl1kTTxviK6UavbXrhW1EVpk3uEpMuTVdK3H7I06fzH0nBoijJ4xbm4Zc7EMjxp5zJFuc2Qj9KvLtod714FpFZtg4CNdtglcUpTQWYUGqigto0i-Os9ZsTgltAjoRM486T72vNfY&__tn__=C-R

 

Os produtores fazem o que podem para proteger as granjas, reforçando o estoque de ração, combustível para geradores e até mesmo levando os animais para pontos mais altos das propriedades. Na última ocorrência de um grande furacão na região (Matthew em 2016), das 3750 lagoas existentes no estado, apenas 14 foram inundadas (o mesmo ocorreu com as instalações de tratamento de esgoto das áreas urbanas).

 

Na imagem acima, uma propriedade inundada em 2016 pelo furacão Matthew. Via Civil Eats.

 

Notícias sobre inundações e morte de animais também em 2016, no site da Wired.

 

Claro que os problemas não atingem apenas as áreas rurais e a movimentação para evacuação de cidades e preservação de vida e patrimônio é grande, até mesmo nos zoológicos das principais cidades na rota do furacão. Neste vídeo do Youtube, é possível acompanhar em tempo real a localização e intensidade das tempestades. É do canal PBS.

 

Veja mais no site da revista Wired.

 

 

Posts relacionados