Dronningborg, a colheitadeira orgulho da Dinamarca

Dronningborg

A Dronningborg foi fundada em 1894 por um filho de agricultores na Dinamarca e permaneceu em atividade até meados dos anos 1990

O filho de agricultores Niels Kristian Nielsen saiu cedo da propriedade dos pais para trabalhar duro na cidade, no interior da Dinamarca. Nascido em 1866, aos 11 já era zelador, posteriormente aprendiz de carpinteiro e construtor de moinhos, alcançando destaque na profissão aos 24 anos. Em 1891, Niels usou suas economias para iniciar uma pequena fábrica de máquinas para limpeza de grãos. O negócio cresceu, depois de uma série de aquisições de outras empresas e lançamentos de várias máquinas de beneficiamento de grãos.

Em 1931, a  Dronningborg Maskinfabrik A/S já era uma grande empresa com centenas de empregados e milhares de máquinas vendidas.

 

No vídeo: colhedora de arrasto D600, entre outras máquinas em operação.

Então, a colheitadeira

Em 1936, a primeira colheitadeira rebocada chega na Dinamarca, uma Massey-Harris adquirida por um grande proprietário de terras. A novidade chega na mesma época da morte do patriarca Neils e seus sucessores (os filhos continuaram tocando a empresa) decidem também investir no segmento. Passo a passo, as coisas foram evoluindo das trilhadeiras até a primeira colheitadeira moderna como conhecemos, no final dos anos 50.

 

Dronningborg D900

Dronningborg D900

 

A Dronningborg D900 foi o primeiro modelo de colheitadeira (com mais de 50% de peças do modelo antigo de arrasto). Tinha uma plataforma de 8 pés, motor Perkins de 4 cilindros e 56 hp. Logo no primeiro ano, foram fabricadas 20 unidades da D900. Em 1964, a marca já era a mais vendida na Irlanda e tinha filiais na Suécia e na Inglaterra.

dronningborg D-1800

Dronningborg D-1800

 

Em 1965, os modelos D-1500 e D-1800 com plataforma de 13 pés já tinham versões com cabine e ar-condicionado. Na próxima década, a empresa lançou diversos modelos de colheitadeiras e ainda se aventurou na criação de um veículo elétrico, desistindo do projeto em 1984. Nesta mesma época, foi iniciada uma parceria com a Massey Ferguson para a fabricação de colheitadeiras. A Dronningborg continuou fabrincando as próprias máquinas e em paralelo as “MFs”.

 

Dronningborg D-4500

Dronningborg D-4500, produzida entre 1985 e 1992.

 

dronningborg terminal

Eletrônica nas máquinas, em 1989: mesmo com todos os problemas de ambiente típicos de uma máquina agrícola, a empresa foi pioneira na instalação de sensores e terminais para medição de diversos indicadores, com monitores “de tubo”, como uma TV. Mais tarde, a empresa também seria pioneira no uso de GPS.

 

Massey Ferguson 32

Uma MF-32 produzida pelos dinamarqueses.

 

O fim da história

mf delta

A Dronningborg teve dificuldades financeiras em 1991 e foi salva pela Massey Ferguson, que comprou grande parte da empresa. Quando a AGCO comprou a Massey  em 1998, o nome Dronningborg saiu de cena, mas as unidades e os funcionários continuaram trabalhando até o último minuto do dia 9 de julho de 2010, quando as atividades da Dinamarca foram transferidas para a cidade de Breganze, na Itália. Antes do fim, os dinamarqueses ainda entregaram para o mundo a premiada MF 9280 DELTA, em 2009. Um projeto que (dizem) foi tentado pelos americanos durante três anos, mas que só teve sucesso na Dinamarca.

 

Saiba mais

 

História da Dronningborg, no site de Ove Christiansen.

Lista dos principais modelos de colheitadeira da empresa no site KoneData.

 

Posts relacionados